AS RELAÇÕES FAMILIARES NA OBRA A CASA, DE NATÉRCIA CAMPOS

Auteurs-es

Mots-clés :

Relações familiares, A Casa, Silenciamento, Conflitos

Résumé

Ser mulher-escritora e não nascer e/ou frequentar o eixo Sul-Sudeste pressupõe que sua obra fique em segundo lugar no cânone literário brasileiro. Foi isso o que aconteceu com várias beletristas nordestinas, dentre elas destaque para Natércia Campos, que estreou na literatura com uma obra de contos, Iluminuras (1988), prêmio na 4ª Bienal Nestlé de Literatura Brasileira. Em seguida, outras obras e premiações: Camões e Cervantes (1998), Noite das Fogueiras (1998), A Casa (1999) e Caminho das Águas (2001). Único romance da escritora, prêmio Osmundo Pontes, A Casa é uma narrativa em primeira pessoa que narra desde seu nascimento até sua morte, debaixo das águas. A um só tempo, A casa assume a condição de espaço, narradora e personagem, que fala de si e das relações familiares dos moradores que a habitam. Sendo tais relações essenciais para compreender a história de cada um dos que habitaram o espaço da casa, nosso foco se destina a refletir sobre tais relações marcadas por encontros/desencontros; alegrias/tristezas; barulhos/silêncios. Trata-se de um trabalho bibliográfico-descritivo baseado nos seguintes autores: Almeida (1987), Ariès (1987), Soares Neto (2007), Priori (2002), Cavalcante (2007), entre outros. As relações familiares em A Casa são marcadas por feridas e silenciamentos na vã tentativa de “apagar” manchas, ou simplesmente, porque os envolvidos não sabem lidar com situações conflitantes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Bessa Silva, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Letras pela UFC e Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, poesia brasileira, intertextualidade e produção de autoria feminina. Idealizadora e Coordenadora do Blog Literário Nordestinados a Ler (nordestinadosaler.com.br). Colunista do Foobá, Leia Sempre e Portal Vermelho. Chefe do Núcleo de Apoio à Divulgação e à Difusão da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito, Cidadania e Sustentabilidade (GPCDS).

Yls Rabelo Câmara, Universidad de Santiago de Compostela

Yls Rabelo Câmara, brasileira e espanhola, tem estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e é Doutora e Mestra em Filología Inglesa (Letras – Língua Inglesa) pela Universidad de Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha. É Especialista em Ensino de Espanhol – Língua Estrangeira pela Uniateneu e Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês pela Uece. Tem Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela Uece e atualmente é Licencianda de Letras Espanhol, Pedagogia e História pelo Centro Educacional Estácio do Ceará. É professora de idiomas há trinta e quatro anos. Dedica-se à investigação e publicação acadêmicas de trabalhos sobre os costumes, as literaturas, as mitologias, as tradições, as crenças e os folclores dos povos de fala portuguesa, inglesa e espanhola – em especial, as rezadeiras e os profetas da chuva –, e debruça-se sobre a Literatura Produzida por Mulheres, com lauta produção nessa seara. É a idealizadora, a Orientadora e a Líder do Grupo de Estudos Filhas de Avalon, que conta com participantes em oito países (Brasil, Espanha, França, Portugal, Holanda, País de Gales, Colômbia e Egito) e investiga escritoras nacionais e internacionais, pretéritas e atuais – especialmente as silenciadas e apagadas pelos cânones literários. Neste momento, a Dra. Yls Rabelo Câmara inicia sua carreira como biógrafa.

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Publié-e

2024-02-16

Comment citer

Silva, L. B., & Câmara, Y. R. (2024). AS RELAÇÕES FAMILIARES NA OBRA A CASA, DE NATÉRCIA CAMPOS. Revista LiteralMENTE, 3(Especial), 130–146. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/68528

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ “ESCRITORAS NORDESTINAS OFUSCADAS PELO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO"

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