O (A) NEGRO (A) NA SOCIEDADE BRASILEIRA ONTEM E HOJE: O PAPEL DAS CATEGORIAS RAÇA, ETNIA E CLASSE SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA

Autores

  • ROSEANE MARIA DE AMORIM

Palavras-chave:

Negro/a, Classe social, Raça, Etnia, Educação escolarizada

Resumo

: Neste texto se encontra algumas reflexões a partir de estudos de uma tese de doutorado em andamento intitulada: as práticas curriculares cotidianas: um estudo da educação das relações étnico-raciais em escola da Rede Municipal do Recife. Tem como objetivo fazer uma análise das categorias classe e raça a partir de alguns teóricos como SCHWARCZ (1993), GUIMARÃES (2008), SILVA (2010), CAVALLEIRO (2001) entre outros autores. Assim, procura-se discutir e problematizar os contextos históricos em que essas categorias estão ancoradas. O foco principal do trabalho é apontar o debate sobre essas questões procurando compreender as contradições, as lutas, conflitos e dilemas que dizem respeito à problemática do negro na nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

AMORIM, R. M. D. O (A) NEGRO (A) NA SOCIEDADE BRASILEIRA ONTEM E HOJE: O PAPEL DAS CATEGORIAS RAÇA, ETNIA E CLASSE SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 87–106, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/10960. Acesso em: 21 nov. 2024.