REFLETINDO SOBRE A DIFICULDADE DE LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: “DEFICIÊNCIA” OU SIMPLES FALTA DE HÁBITO?

Autores

  • Cleber Tourinho

Palavras-chave:

Leitura, Hábitos de leitura, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão a respeito da prática da leitura por alunos da Educação Superior. Destacam-se aspectos sociais e históricos, bem como um panorama da leitura no Brasil, em que se expõe o avanço do livro e da leitura, com destaque para seus conceitos e suas funções. Estuda-se também a importância da leitura no processo educacional, salientando a interpretação, a compreensão e a intertextualidade, abordando-se nesse item o perfil do leitor brasileiro, principalmente quando ele cursa o nível superior. Relata-se a importância de um maior envolvimento dos graduandos no processo de leitura, após a reflexão sobre o pouco hábito desta entre eles e o porquê da distância entre o livro e o leitor. Observa-se que a preocupação quanto ao acesso à leitura é global, contudo, no Brasil, entre várias dificuldades, estão as questões de formação do leitor desde o âmbito familiar e escolar e a massificação e perda de qualidade do Ensino Superior atual, redundando em práticas acadêmicas de leitura mecanizadas e forçadas. Conclui-se que a criação de hábitos de leitura perpassa um ideário não apenas sociopolítico, mas também cultural, por isso é fundamental, para a construção de cidadãos críticos, que esses sujeitos-leitores sejam capazes de tornar a leitura uma constante, não apenas no nível acadêmico, mas enquanto objeto de fruição de prazer, informação e conhecimento, permitindo a eles a reflexão e modificação da realidade a sua volta.

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Publicado

06.04.2012

Como Citar

TOURINHO, C. REFLETINDO SOBRE A DIFICULDADE DE LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: “DEFICIÊNCIA” OU SIMPLES FALTA DE HÁBITO?. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 325–346, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/10966. Acesso em: 22 dez. 2024.