INDISCIPLINA: Considerações sobre a complexidade da ordem e da desordem na escola contemporânea
Palavras-chave:
Ordem, desordem, complexidade, indisciplina, escolaResumo
Neste artigo, minhas observações se dirigem para a questão da indisciplina escolar, reconhecendo-a como fenômeno social preocupante. Acredito que a indisciplina, embora aqui vista somente no âmbito escolar, se insere num modelo de construção cultural contemporâneo que desprivilegia e questiona todo e qualquer paradigma de ordens estabelecidas. Entendo que as crianças e os adolescentes, através de atos indisciplinados, de forma ativa ou passiva, se rebelam ou resistem contra muitos dos saberes institucionais ministrados. Tomo o referencial teórico da complexidade de E. Morin, reconhecendo que no caos e na desordem existem possibilidades de crescimentos que revelam aspectos positivos aproveitáveis. Penso que a indisciplina, interpretada a partir de sua complexidade, aponta para a novidade, e sua aceitação depende da abertura intelectual de quem assume a condução do processo educativo.Downloads
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Publicado
03.09.2012
Como Citar
SILVA, A. L. D. INDISCIPLINA: Considerações sobre a complexidade da ordem e da desordem na escola contemporânea. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 14–30, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/12268. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos