O professor, as variações linguísticas e os erros: O que falta para uma Pedagogia sociolinguisticamente sensível?

Autores

  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima
  • Ana Carla Estellita Vogeley

Palavras-chave:

“erros”, professores, metodologias de ensino

Resumo

As produções dos alunos, tanto na modalidade oral, como na modalidade escrita, estão sujeitas a desviar do padrão ensinado em sala de aula, seja por interferência de variações, dificuldades ou mesmo desvios. Este estudo investigou a frequência dos “erros” na fala e na escrita dos alunos bem como os professores lidam com esses erros. Questiona-se, ainda, se as metodologias de ensino são devidamente sensíveis aos aspectos sociolinguísticos e se o fonoaudiólogo está efetivamente inserido no contexto educacional, visando um maior aperfeiçoamento comunicativo em ambas as modalidades, potencializando as habilidades linguísticas dos alunos e instrumentalizando e assessorando a equipe escolar, o que inclui o professor.

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Publicado

03.09.2012

Como Citar

LIMA, I. L. B.; VOGELEY, A. C. E. O professor, as variações linguísticas e os erros: O que falta para uma Pedagogia sociolinguisticamente sensível?. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 98–110, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/13572. Acesso em: 21 nov. 2024.