Uma abordagem do conteúdo de ácidos-bases no ensino da educação de jovens e adultos – EJA

Autores

  • Cristina Lucena Agostinho
  • Luciano Lopes da Nascimento
  • Bernadete Lopes da F. Cavalcanti

Palavras-chave:

Ácido-Base, Educação de Jovens e Adultos-EJA, Ensino de Química

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos-EJA adquire espaço no sistema educativo, que se organiza em defesa daqueles que tiveram seus direitos a escolarização retirada no período regular das suas vidas. Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam realizar uma abordagem teórico e experimental sobre o conceito de ácido-base que é um dos assuntos explorados no ensino de Química. Os conceitos teóricos de ácido-base por serem muitos empíricos produzem certo grau de dificuldades para o alunado da educação de Jovens e Adultos. A pesquisa alicerçou-se das teorias de ácido-base, bem como os experimentos realizados em sala de aula. A metodologia fundamentou-se, na forma contextualizada dos conceitos de ácido-base transmitidos em sala de aula de através de experimentos realizados nas turmas do 1°A e 1°B do ensino médio da EJA na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Campos localizada em João Pessoa-PB.Os resultados da pesquisa mostraram que esses alunos assimilaram de uma forma mais interativa os conceitos químicos de ácido-base como suas relações com outras área do conhecimento aplicados ao seu cotidiano de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03.03.2013

Como Citar

LUCENA AGOSTINHO, C.; NASCIMENTO, L. L. da; F. CAVALCANTI, B. L. da. Uma abordagem do conteúdo de ácidos-bases no ensino da educação de jovens e adultos – EJA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 3–15, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15415. Acesso em: 22 dez. 2024.