O canteiro de obras como espaço educativo: um relato de experiência
Palavras-chave:
Currículo, Espaço não escolar, EJAResumo
Este artigo se origina de uma experiência/vivência das autoras como educadoras de um projeto de extensão, que desenvolve atividades pedagógicas dentro de canteiros de obras da construção civil, numa perspectiva popular de Educação de Jovens e Adultos. Objetiva-se a alfabetização e pós-alfabetização de trabalhadores desta categoria ocupacional. O currículo centra-se numa proposta educativa que foca na função social da escola e na apropriação cultural do sujeito. Assumem-se as concepções teóricas de FREIRE (1983), onde se trabalha a aprendizagem que surge do conhecimento já existente nos sujeitos e o ensino a partir de temas geradores do cotidiano dos educandos. Estabelecem-se interlocuções com textos de YOUNG (2009) e CANDAU & MOREIRA (2008), que consideram o conhecimento e a cultura como elementos centrais do currículo. Apesar de o projeto estar em andamento podemos inferir que a “escola” em questão traz grandes contribuições para o campo de educação popular, pois possibilita ensinar e aprender de forma contextualizada, dinâmica, reflexiva e crítica; direcionando o olhar para um segmento do mundo do trabalho e da nossa sociedade que é excluída do universo escolar formal, seja por falta de oportunidades seja pela falta de motivação por parte da escola convencional.Downloads
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Publicado
03.03.2013
Como Citar
MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS, S.; HELENY NUNES COSMO DA, F.; MARIA GORETE SANTOS JALES DE, M. O canteiro de obras como espaço educativo: um relato de experiência. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 45–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15420. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos