Caracterizando a surdez: fundamentação para intervenção no espaço escolar

Autores

  • Alves Edilania Reginaldo

Palavras-chave:

Caracterização, Surdez, Escolarização, Educação Inclusiva

Resumo

A incipiência de ambientes educacionais inclusivos, vinculados à interpretação construída a respeito da educação oferecida para os alunos vistos como público da educação especial acabam por influenciar as práticas pedagógicas direcionadas a este alunado que em sua maioria centra-se na concessão do acesso a escola e não no acesso aos processos de escolarização. Nessa perspectiva, este artigo objetiva realizar um estudo acerca das características e processos de escolarização do surdo. Para tanto, utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa, no qual recorremos como fonte à pesquisa bibliográfica. As variáveis apresentadas nessa pesquisa fizeram-nos concluir que o “fracasso” escolar desse segmento, é advindo das condições de ensino-aprendizagem no qual a escola possibilita e no caso da surdez, por uma organização escolar que valoriza o público ouvinte e não ao surdo, pois sua Necessidade Especial não representa nenhuma limitação cognitiva que impeça o seu progresso acadêmico.

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Publicado

03.03.2013

Como Citar

EDILANIA REGINALDO, A. Caracterizando a surdez: fundamentação para intervenção no espaço escolar. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 75–92, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15421. Acesso em: 22 dez. 2024.