Identificação de dificuldades de aprendizagem em adolescentes que frequentam instituições de acolhimento

Autores

  • Aruana Bentini de Souza Anhanguera Educacional
  • Janaina Marcato Ribeiro Anhanguera Educacional
  • Fernanda Brandoli Gallo Anhanguera Educacional
  • Juliana Francisca Cecato Anhanguera Educacional
  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário Unisal - Americana
  • José Maria Montiel UniFIEO - Centro Universitário FIEO

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo, Psicopedagogia, Intervenção Educacional.

Resumo

Os atendimentos psicológicos no âmbito educacional vêm crescendo e sendo valorizado nos últimos anos no Brasil. O objetivo desse estudo foi descrever observações e avaliações individuais durante atividades desenvolvidas nesta instituição.. Os métodos utilizados para a identificação das dificuldades foram leitura, escrita, expressão por meio da fala, atividades em grupo, atividades de raciocínio lógico, matemáticas, desenhos e expressão corporal. Os instrumentos utilizados foram avaliações psicopedagógicas não instrumentais, ou seja, atividades cotidianas que auxiliaram para melhor compreensão das peculiaridades dos participantes. Os resultados do estudo apontaram que os atendimentos e acompanhamentos psicológicos em escolas e instituições não governamentais, tendem a propiciar maior compreensão e desenvolvimento do individuo, sendo de suma importância a identificação de limitações indivíduos, de modo a poder estimular tais limitações e dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruana Bentini de Souza, Anhanguera Educacional

Discente do curso de Psicologia

Janaina Marcato Ribeiro, Anhanguera Educacional

Discente do curso de Psicologia

Fernanda Brandoli Gallo, Anhanguera Educacional

Discente do curso de Psicologia

Juliana Francisca Cecato, Anhanguera Educacional

Psicologa e aluna do curso de Pós Graduação Latu senso em Psicopedgogia

Daniel Bartholomeu, Centro Universitário Unisal - Americana

Psicólogo, Especialista em Diagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal - Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG - Faculdade de Educação. Atualmente é Professor do Centro Universitário Salesiano de Americana

José Maria Montiel, UniFIEO - Centro Universitário FIEO

Psicólogo, Especialista em Diagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal - Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG - Faculdade de Educação. Atualmente é Professor com dedicação integral e exclusiva do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacional na UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

SOUZA, A. B. de; RIBEIRO, J. M.; GALLO, F. B.; CECATO, J. F.; BARTHOLOMEU, D.; MONTIEL, J. M. Identificação de dificuldades de aprendizagem em adolescentes que frequentam instituições de acolhimento. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 69–86, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16214. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação