A CONSTITUIÇÃO DA VONTADE E A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ELEMENTOS CRÍTICOS PARA O ENSINO

Autores

  • Diogenes Galdino Morais Silva Unicamp - Doutoramento em Educação

Palavras-chave:

Trabalho intelectual, Despertar da vontade, Livro didático, Autonomia.

Resumo

O artigo tem como objetivo o enfoque sobre a estrutura e o conteúdo que estão presentes nos livros didáticos no Brasil. Para completar essa finalidade, convidamos três pensadores, a saber, Émile Chartier, David Hume e Umberto Eco, que farão o trajeto elucidativo e conceitual sobre a vontade, com o intuito de corroborar a especificidade proposta neste ensaio. Na primeira passagem do texto, destaca-se a contribuição do manifesto de Émile Chartier sobre a condição de possibilidade do trabalho e da vontade como pressupostos imprescindíveis para o exercício intelectual do educando. Em seguida, contextualiza-se o conceito de vontade segundo David Hume, com o foco no trabalho intelectual, cujo intuito é alcançar o valor da liberdade como ponto de apoio que permite o despertar da vontade do aprendizado pela própria impressão interna que propicia o aprimoramento da percepção da mente. Em ambos os autores é possível perceber que esse despertar da vontade permite o desenvolvimento da autonomia para a criança. No entanto, percebe-se que os fatores que ajudam a elaboração desse processo (e que são pontualmente destacados por esses dois pensadores), podem ser engolfados por detalhes incidentes na superfície desse labor intelectual, de maneira a aniquilar as possibilidades do alcance dessa autonomia. Um bom exemplo desses detalhes se mostra (em boa parte) na estrutura dos livros didáticos programados no Brasil. E é assim que Umberto Eco acrescenta o último elemento importante para essa análise, que por fim, assinala o foco central desse trabalho como contribuição crítica para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes Galdino Morais Silva, Unicamp - Doutoramento em Educação

Graduado em Filosofia pela UFPR

Especialista em Ciência Política pela UFPR

Mestre em Filosofia pela UFPB

Mestrando em Educação pela UFSCar 

Referências

AZEVEDO, Ávila de. Alguns aspectos da pedagogia de Alain. In: Revista da Faculdade de Letras - Filosofia. (pp. 31 - 41), Lisboa, Dezembro de 1970.

Fonte : http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1271.pdf

Acesso: 24/06/2013.

CHARTIER, Émile (ALAIN), (1978), Reflexões sobre a educação, tradução brasileira de Maria Elisa Mascarenhas, S. Paulo, Edição Saraiva, 2012.

DALBÉRIO, Osvaldo; FILHO, Mário José. Prazer versus disciplina na educação: um estudo exploratório das divergências e das convergências. In: Revista Iberoamericana de Educación, vol. 39, N. 7, 2006. (ISSN: 1681-5653), (pp. 1-10)

ECO, Umberto; BONAZZI, Marisa. Mentiras que parecem verdades. Trad. Giacomina Faldini. São Paulo: Summus, 1980.

ESPÍNDOLA, Poliane Merie. A fenomenologia de Alfred Schutz: uma contribuição histórica. In: Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1, 2012.

GOTO, Roberto Akira. O escritor e o cidadão: ensaios sobre literatura e educação. Campinas: FE/UNICAMP, 2006.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana. trad. Serafim da Silva Fontes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

JARDIM, João. Pro dia nascer feliz. (documentário), Tambellini Filmes, Fogo Azul Filmes, Copacabana Filmes, Globo Filmes e Eletrobás, 2007.

KAMEL, Ali. O que ensinam as nossas crianças. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 18 de set. de 2007.

Fonte: http://www.newmarc.com.br/drws/ali_kamel.pdf

Acesso: 22 de junho de 2013

MESERANI, Samir Curi. Apresentação da edição brasileira. In: ECO, Umberto; BONAZZI, Marisa. Mentiras que parecem verdades. Trad. Giacomina Faldini. São Paulo: Summus, 1980.

PETERS, F. E. Termos filosóficos gregos: um léxico histórico. Trad. Beatriz Rodrigues Barbosa, 2. edição, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1974.

SOARES, Magda Becker. Um Olhar sobre o Livro Didátco. In: Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Editora Dimensão, v. 2, n. 12, p. 52-63, nov./dez. 1996.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

SILVA, D. G. M. A CONSTITUIÇÃO DA VONTADE E A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ELEMENTOS CRÍTICOS PARA O ENSINO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 134–149, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17221. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação