DA ESCOLA NO PARA A DO CAMPO NO BREJO PARAIBANO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS: O QUE PODEMOS FAZER?

Autores

  • Nilvania dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Caline Alexandre da SILVA Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/Pedagogia

Palavras-chave:

Educação Rural. Brejo Paraibano. Formação

Resumo

Este artigo decorre de experiências de pesquisa e de extensão desenvolvidas por integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Partimos um levantamento (PIVIC/ PIBIC, 2011/2012) estudando como programas e projetos contribuir para mudanças no nível dos serviços educacionais ofertados nas escolas rurais da Microrregião do Brejo Paraibano. Ao mesmo tempo buscamos desenvolver ações de extensão junto aos profissionais de educação que nestas instituições, de forma subsidiar a adoção uma pedagogia calcada na Educação do Campo. Assim, nos embasamos em dados advindos do diagnóstico – via observação, entrevista e análise documental – de aspectos que permeavam a adoção e implantação de programas no/do rural. A análise qualitativa nos permitiu entender, por exemplo, como a adoção de material didático adotado via programas - como o da Escola Ativa e os da Coleção Girassol: Saberes e Fazeres do Campo – podem facilitar ou dificultar a prática educativa nestes espaços escolares. Também percebemos como os serviços educacionais podem melhorar com fomentos advindos de programas como o PDDE Campo e o PROINFO. Com isso construímos uma base para planejar, desenvolvermos, desde 2011, ações de extensão voltadas para a formação continuada destes profissionais que atuam no espaço rural do Brejo Paraibano, como seminários e cursos de extensão, com financiamento do PROEXT, sempre buscando oferecer aos participantes subsídios para que posam compreender e agir de forma a possibilitar aos alunos uma valorização da identidade da vida do sujeito da escola rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no período de julho de 2003 até abril de 2010. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Campus III - Bananeiras, lotada no Departamento de Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento (em particular temas ligados ao processo de ensino-aprendizagem, formação moral, desenvolvimento humano), articulando com a Educação do Campo.

Ana Caline Alexandre da SILVA, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/Pedagogia

UFPB/Discente do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

Referências

AZEVEDO, Ana Viviane Miguel de. et al. Coleção Girassol: subsídios para a formação do sujeito do campo? In: Anais do I Seminário Internacional De Educação Do Campo Da UFRB / II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia) / II Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá / IV Encontro de Educação do Campo de Amargosa em CD-ROM – ISBN 978-85-61346-53-9

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina de Fátima Souza Azenha; GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Girassol saberes e fazeres do campo – Alfabetização & Matemática. São Paulo:FTD, 2012.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Nº 9.394, de 20.12.1996). publicada no Diário Oficial da União no dia 23/12/1996

BRASIL, MEC. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. CNE/MEC, Brasília, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Cadernos SECAD - Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: MEC/ SECAD, Fevereiro de 2007

BRASIL, Ministério Da Educação, Conselho Nacional De Educação Câmara De Educação Básica, Resolução Nº 2. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. MEC/CNE/CEB, de 28 de Abril de 2008

BRASIL, MEC. Projeto base. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010. . (Programa Escola Ativa)

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo; BRAGANÇA, Angiolina Domanico. Girassol saberes e fazeres do campo – Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2012.

FERREIRA, Maria José de Oliveira et al. Reflexões a respeito da qualidade de serviços educacionais em escolas situadas na Microrregião do Brejo Paraibano In: Seminário Estadual de Educação do Campo, II Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, III Encontro de Educação do Campo de Amargosa. Amargosa – BA, 29-31/08/2012 ISBN 978-85-61346-26-3

FIGUEIREDO, Tânia Maria Mares; MIRANDA, Suely Almeida Porto. Girassol saberes e fazeres do campo – Geografia & História. São Paulo:FTD, 2012.

GARCIA-SANZ, Benjamim. La sociedad rural ante el siglo XXI – 2ª ed. Ver. Y act. Madrid. Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación, Secretaria General Técnica, 1999 (Estudios. 125)

LIMA, Geane Alves de et al. Projeto trilhas: instrumento no de ensino da leitura e da escrita nas escolas no/do campo do brejo paraibano? In: Anais do I Seminário Internacional De Educação Do Campo Da UFRB / II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia) / II Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá / IV Encontro de Educação do Campo de Amargosa em CD-ROM – ISBN 978-85-61346-53-9

MALASSIS, Louis. Educação e desenvolvimento rural. In: SZMRECSÁNYI, Tomás & QUEDA, Oriowaldo. Vida rural e mudança social. São Paulo: Ed. Nacional, 1979

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST. Somos sem terra. São Paulo: MST, 2002. (Pra Soletrar a Liberdade, 2).

RICHARDSON, Roberto Jarry & RODRIGUES, Melânia Mendonça. Educação e mão-de-obra rural. Em: Roberto Jarry Rodrigues e José Carlos Vieira Wanderley. Educação rural e desenvolvimento. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1984

SILVA, Ana Caline Alexandre da Silva et al. PROGRAMA ESCOLA ATIVA: Uma Proposta de Ensino para uma Melhor Educação do Campo. Seminário Estadual de Educação do Campo, II Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, III Encontro de Educação do Campo de Amargosa. Amargosa – BA, 29-31/08/2012 ISBN 978-85-61346-26-3

SILVA, E. J. et al (Organizadores), Educação do campo: relatos de experiências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

SILVA, Nilvânia dos Santos. Formação moral das crianças: construção de regras fundamentais aos valores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 2011. 152 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

SILVA, N. dos S.; SILVA, A. C. A. da. DA ESCOLA NO PARA A DO CAMPO NO BREJO PARAIBANO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS: O QUE PODEMOS FAZER?. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 23–37, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17222. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas