ENSINO AGRÍCOLA E FORMAÇÃO DISCIPLINAR PARA MENINOS: ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PATRONATO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS” EM BANANEIRAS/PB (1924-1934)

Autores

  • Luciene Chaves de Aquino Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Palavras-chave:

Ensino profissional, História das Instituições Educativas, Formação moral

Resumo

Este estudo tem o propósito de compreender as interfaces da política educacional republicana no início do século XX, mediante a institucionalização do Patronato Agrícola de Bananeiras/PB, criado em 1920 e inaugurado em 1924, conferindo-lhe uma identidade histórica. Visa problematizar a cultura escolar imprimida nesta instituição criada e pensada para a formação moral e profissional do sexo masculino no período de 1924 a 1934. Discute as transformações econômicas e sócio-políticas em que surgiu o ensino profissional no Brasil. Reflete as práticas educativas que impactaram os processos de formação da moral, intelectual e a qualificação profissional para o setor rural nesta instituição. A reconstituição histórica se fundamenta nos princípios da história das instituições educativas, a partir da análise dos testemunhos e registros das práticas educativas, sociais e culturais, bem como as fontes históricas são analisadas à luz da nova história cultural. Assim sendo, adotou-se como categoria de análise histórica a cultura escolar para compreender as regras do Patronato Agrícola difusas na própria distribuição do espaço onde se desenvolviam as atividades pedagógicas no cotidiano institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Chaves de Aquino, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Professora do DE/CCHSA/UFPB. Graduação em Pedagogia. Especialização, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRN. Ministra os componentes curriculares: História da Educação, Fundamentos Sócio-Históricos da Educação, Didática, Política Educacional, Currículo e Avaliação Educacional. Desenvolve Pesquisa em História da Educação Brasileira.

Downloads

Publicado

04.12.2013

Como Citar

AQUINO, L. C. de. ENSINO AGRÍCOLA E FORMAÇÃO DISCIPLINAR PARA MENINOS: ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PATRONATO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS” EM BANANEIRAS/PB (1924-1934). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 164–178, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17398. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação