SABERES E FAZERES DOCENTES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NA REALIDADE DE BANANEIRAS – PB

Autores

  • Aiene Fernandes Rebouças Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Palavras-chave:

Educação do campo, Prática docente, Reflexão

Resumo

Este artigo sistematiza as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão intitulado A escola do campo e as praticas pedagógicas: partilhando saberes e experiências na realidade de Bananeiras-PB, que contempla diálogo permanente com o ensino e a pesquisa, concretizando ações interdisciplinares articulando campos epistemológicos, componentes curriculares e práticas pedagógicas. Tem como objetivos: diagnosticar as práticas pedagógicas desenvolvidas em 10 escolas do campo no Município de Bananeiras; realizar estudos e oficinas pedagógicas; construir coletivamente uma proposta pedagógica, contextualizando os conteúdos escolares e ressignificando o processo ensino-aprendizagem no contexto da educação do campo. Congrega um grupo de docentes do Departamento de Educação; discentes das licenciaturas em Pedagogia e Ciências Agrárias, e professores da Rede Municipal de Ensino. O encaminhamento metodológico desse Projeto tem priorizado a construção de um coletivo docente, capaz de refletir/agir na realidade, ampliando as possibilidades de reorganização do trabalho pedagógico. Estrategicamente utilizou sessões reflexivas, realizadas quinzenalmente, as quais permitiram, ao grupo de pesquisadores, identificar aspectos importantes sobre as experiências vivenciadas pelos professores. Os resultados das reflexões subsidiaram a organização das estratégias formativas e indicaram as ações a serem desenvolvidas, orientando os conteúdos dos estudos e oficinas, que se centraram em três eixos temáticos: os fundamentos da Educação do Campo, a organização do trabalho pedagógico e a formação pessoal do professor, os quais foram referendados nas/pelas falas recorrentes dos professores. Assim, consideramos que o Projeto tem relevância como alternativa de educação permanente dos docentes que desenvolvem suas práticas pedagógicas nas escolas do campo, à medida que possibilita a construção de pensares e fazeres que tenham como ponto de partida e de chegada os problemas que se materializam nos seus cotidianos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04.12.2013

Como Citar

REBOUÇAS, A. F. SABERES E FAZERES DOCENTES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NA REALIDADE DE BANANEIRAS – PB. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 179–193, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17399. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação