TURISMO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA COMUNIDADES CARENTES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA DO DELTA DO PARNAÍBA – PIAUÍ/BRASIL.

Autores

  • Simone Cristina Putrick Universidade Federal do Piauí
  • Mauro José Cury Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu.

Palavras-chave:

Tartaruga Marinha, Turismo Pedagógico, APA Delta do Parnaíba

Resumo

O artigo apresenta e reforça a importância da pesquisa estimulada pelo turismo pedagógico em áreas naturais com a presença de comunidades carentes, foi elaborado com o objetivo de analisar o desenvolvimento desse segmento turístico em Barra Grande, como alternativa para a conservação das tartarugas marinhas da Área de Proteção Ambiental – APA Delta do Parnaíba – PI, Brasil, e como uma possível estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade às comunidades. A área de estudo se localiza no Município de Cajueiro da Praia, é um excelente laboratório de estudo, mas se encontram em áreas socialmente frágeis. No contexto econômico a região apresenta uma estrutura econômica precária, assentada numa atividade agrária de subsistência e de baixa produtividade. A metodologia empregada partiu de um estudo empírico, com análises qualitativas e quantitativas na comunidade local, da oferta natural que compõe o objeto de estudo e do turismo pedagógico como pano de fundo no desenvolvimento de alternativas para o turismo. Os resultados apontam um modelo de desenvolvimento da atividade turística que propõe valorizar e democratizar o acesso à produção do conhecimento de pesquisadores, docentes e discentes, além da própria comunidade local. O levantamento dos dados que subsidiam este trabalho proporcionou observação da urgente necessidade da educação ambiental aliada a valorização do território e da cultura local no que se refere ao cuidado com o ambiente, assim como o despertar para o interesse ambiental de alunos e professores das escolas municipais e estaduais dos municípios a partir das atividades propostas pelo projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cristina Putrick, Universidade Federal do Piauí

Turismologa, Mestre em meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Professora Curso de Turismo, Coordeadora Especial de Extensão Campus Parnaíba

Mauro José Cury, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu.

Geógrafo. Doutor em Geografia pela UFPR. Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração em Turismo pela ECA/USP. Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu.

Referências

Beni, M. C. (2000). Análise estrutural do turismo. (3a ed.) São Paulo: SENAC.

Brasil. Ministério do Turismo (2007). Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 7. Roteirização Turística. Recuperado em 10 de outubro de 2010 de

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/modulox20operacional_7_roteirizacao_turistica.pdf

BONFIM, M. V. de S. (2010). Por uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação 12(1), 114 – 129, Recuperado em 10 de janeiro, 2010 de http://www.univali.br/revistaturismo .

Cury. M. J. F. (2003). Visitação em Áreas Naturais Protegidas: Estudo comparado dos Parques Nacionais Del Iguazú e do Iguaçu. Dissertação de Mestrado. Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Fraga, N. C. (2006). Mudanças e permanências na rede viária do contestado: Uma abordagem a cerca da formação territorial no Sul do Brasil. Tese de doutorado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Goeldner,C.R.; Ritchie, J. R. B.; Mcintosh, R.W. (2002). Turismo: princípios, práticas e filosofias. Porto Alegre: Bookman.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2007). Censo Demográfico Cajueiro da Praia – PI. Recuperado em 02 de outubro, 2011, de www.cepro.pi.gov.br .

Kinker, S. (2002). Ecoturismo e conservação da natureza em Parques Nacionais. Campinas: Papirus.

PECCATIELLO, A. F. O (2005). Turismo pedagógico como uma estratégia de ensino- aprendizagem sob a óptica dos parâmetros curriculares nacionais 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Revista Global Tourism 2, 02-19. Recuperado em 14 de setembro de 2010 de http://www.periodicosdeturismo.com.br.

Plano de desenvolvimento sustentável da região turística do meio-norte, (2008) Recuperado em 18 de abril, 2012 de http://www.mi.gov.br/pdf/desenvolvimentoregional/plano_meio_norte. pdf

Projeto de Lei nº 2.892 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (1999). Brasília. Recuperado em 10 de abril, 2011 de www.observatoriodolitoral.ufsc.br/documentos/pb/snuc.doc.

Santos, M. (2007). Território, territórios; ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Lamparina.

SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000). Recuperado em 15 de abril, 2012 de

http://www.belasartes.br/chocolatedigital/wp-content/uploads/2010/03/SNUC.pdf

Tulik, O. (1999). Recursos naturais e turismo. Turismo em Análise. 4(2), 26-30. Recuperado em 20 de novembro de 2010 de http://www.turismoemanalise.org.br

Publicado

03.03.2014

Como Citar

PUTRICK, S. C.; CURY, M. J. TURISMO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA COMUNIDADES CARENTES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA DO DELTA DO PARNAÍBA – PIAUÍ/BRASIL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 70–91, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17443. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação