OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM, RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Eveline Bruno Marietto Nonato
  • Magda Simone de Toni Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Educação Superior, Classificação de Bloom,

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema avaliação formativa da aprendizagem no Ensino Superior. O trabalho é motivado pela necessidade de se considerar a avaliação como parte integrante de todo processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o sucesso do educando e possibilitando o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a avaliação formativa como parte integrante da dinâmica do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração os seguintes elementos: objetivos educacionais de Bloom, resultados de aprendizagem e instrumentos de avaliação formativa. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, sendo revisados artigos científicos e materiais teóricos relacionados à base conceitual deste trabalho. O trabalho apresenta, ainda, um estudo de caso de uma disciplina de um curso de nível superior, onde para cada unidade de ensino foram definidos os objetivos educacionais de Bloom, resultados de aprendizagem e instrumentos de avaliação. Este trabalho contribui para que docentes da educação de nível superior possam analisar o processo de avaliação de maneira holística e dialética, integrado em todas as fases do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASU – Arizona State University. Aligning Assessements with Learning Objectives. EUA, 2012. Disponível em: <http://teachonline.asu.edu/2012/10/aligning-assessments-with-learning-objectives/#axzz2onb3iUZi>. Acesso em: 10 janeiro 2014.

BELHOT, Renato V.; FERRAZ, Ana Paula C. M. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, jan. 2010.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 26 ed. Petópolis: Vozes, 2005.

CEDEFOP. Using Learning Outcomes. Education and Culture DG, Luxembourg, 2011. Disponível em: <http://ec.europa.eu/education/lifelong-learning-policy/doc/eqf/note4_en.pdf>. Acesso em: 29 dezembro 2013.

DEVELOP LEARNIND/OPERATIONAL OUTCOMES FOR EACH GOAL. [2008?]. Disponível em: <http://www.sandiego.edu/documents/studentaffairs/WritingLearningOutcomesHandout_000.pdf>. Acesso em: 27 dezembro 2013.

EBERLY Center for Teaching, Exc. Align Assessements with Objectives. [2012?]. Disponível em: <http://www.cmu.edu/teaching/assessment/howto/basics/objectives.html>. Acesso em: 12 janeiro 2014.

GABA, D. M. The future vision of simulation in health care. Qual Saf Health Care, USA, v.13 (Suppl 1), Oct. 2004.

INTERNATIONAL TRAINING & EDUCATION CENTER ON HIV. Guião de Implementação Técnica - Formulação dos Objetivos de Aprendizagem efetivos. 2008. Disponível em: <http://www.go2itech.org/resources/technical-implementation-guides/4.TIG_Obj_Aprendizagem_A4.pdf>. Acesso em: 10 janeiro 2014.

HYLAND, Áine; KENNEDY, Declan; RYAN, Norma. Writing and Using Learning

JASPER. What are Learning Objectives and Outcomes? Q&A, [2009?]. Disponível em: <http://toolboxes.flexiblelearning.net.au/demosites/series14/14_06/content/resources/staff/jasper/qa/learnobj.htm>. Acesso em: 12 janeiro 2014.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MENDES, Olenir M. Avaliação Formativa no Ensino Superior: Reflexões e alternativas possíveis. Texto extraído do livro VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (Orgs.) Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005. p. 175-197.

PELISSONI, Adriane M. S. Objetivos educacionais e avaliação da aprendizagem. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Campinas, v. III, n. 5, p. 129-139, abr. 2009.

SILVA, Elaine Aparecida. Avaliação formativa por meio da tutoria por alunos: efeitos no desempenho cognitivo e no nível de satisfação dos aprendizes. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Departamento de Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.

KRAEMER, Maria E. P. A avaliação da aprendizagem como um processo construtivo de um novo fazer. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 10, n. 2, p.137-147, 2005.

MUNZENMAIER, Cecelia; RUBIN, Nancy. Bloom’s Taxonomy: What’s Old Is New Again. The Elearning Guild. Santa Rosa, 2013.

ZOBOLE, Joelma A.; GOICOCHEA, Aurora R. Qualidade da Avaliação da Disciplina Seminário dos Cursos de Pós-graduação: Caso da Universidade Federal de Viçosa, MG. Disponível em: <http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/EDU/edu0105.htm>. Acesso em: 12 janeiro 2013.

Downloads

Publicado

11.05.2015

Como Citar

NONATO, E. B. M.; TONI, M. S. de. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM, RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO INTEGRATIVA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 161–182, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/18352. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação