“... e a experiência, conta!: reflexões sobre a trajetória pessoal e profissional de uma formanda em pedagogia.

Autores

  • Iranuzia Maria da Silva Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Formação e prática pedagógica, Contação de história, Lúdico.

Resumo

O curso de pedagogia, e a prática pedagógica são bastante complexos e representam grandes desafios. Neste artigo destaco aspectos da minha formação profissional expressos em um memorial de formação e prática pedagógica, com suporte em pensadores que tiveram diretamente ligados aos meus questionamentos. Como educadora faço uma discussão em torno da consciência de promover a leitura de forma agradável diante da sua importância para a vida social e cultural do educando. Aprendi com a experiência do estágio supervisionado que o educador é um constante pesquisador e a mediação feita entre aluno e professor, os torna parte integrante do processo de aprendizagem. Acredito, em especial, que a contação de histórias seja um canal de aprendizagem, pois desperta nas crianças o gosto pela leitura e pela escrita. Trabalhar com a leitura por meio de encenação facilita a reflexão da criança pois associa o imaginário ao real. Acrescento, por fim, neste trabalho, o aspecto do lúdico em diversos contextos, pois acredito que por meio do lúdico é possível desenvolver a memória, tornar o aluno crítico e reflexível. Palavras-chave: Formação e prática pedagógica; Contação de história; Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iranuzia Maria da Silva Costa, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Pedagogia

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Psicóloga, Especialista em Saúde Pública Mestre em Administração, Dotoranda em Administração.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1994.

ALVES, Rubem. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006.

BRASIL, Lei 9394 de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em jun.2013.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez, 2001

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102pBlog WWW.materiaisdiferenciadosemsaladeaula.

FRANCO, Maria Amélia Santoro Franco; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1982.

FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra 31o Edição, São Paulo 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, 1983.

PRIOLLI, J. Fraldas e livros. Nova Escola. Edição Especial Leitura, nº 18. São Paulo: Abril, 2008.

SCARPA, Regina Scarpa. Artigo sobre alfabetização .

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

11.05.2015

Como Citar

COSTA, I. M. da S.; BIZARRIA, F. P. de A. “... e a experiência, conta!: reflexões sobre a trajetória pessoal e profissional de uma formanda em pedagogia. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 28–49, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/18587. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas