PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS ANTES E APÓS AULAS PRÁTICAS: UM CASO DE ESTUDO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PARÁ, BRASIL

Autores

  • Reinaldo Lucas Cajaiba Laboratório de Ecologia Aplicada-LEA, Utad/Portugal
  • Wully Barreto Silva

Resumo

Este trabalho apresenta a percepção dos alunos do 7º ano (6ª série) do ensino fundamental no município de Uruará, Pará, Brasil, sobre os insetos, antes e após desenvolvimento de aulas práticas. O estudo foi desenvolvimento em uma escola pública da zona urbana no período de setembro a outubro de 2013 com 133 alunos. Para coleta dos dados aplicamos um questionário antes a após a intervenção pedagógica para comparação dos dados obtidos. Foi possível observar que os discentes não conseguiram identificar os insetos corretamente, confundindo-os com demais artrópodes. Portanto, foi necessária uma atuação direta com os alunos em sala de aula, onde foram ministradas palestras que abordavam sobre o assunto, além de aulas práticas, onde os mesmos tiveram oportunidade de estar em contato com os insetos, tanto em campo como em laboratório. Nesta segunda fase, verificou-se que a maioria dos participantes conseguiu diferenciar corretamente os insetos dos demais invertebrados. Daí a necessidade de mudanças na metodologia utilizada pelos professores que, além de livros, deverão utilizar didáticas que desenvolvam nos alunos uma capacidade criativa para que os mesmos possam entender a importância ecológica dos insetos para o ecossistema e diferenciá-los dos demais invertebrados.

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Publicado

11.05.2015

Como Citar

CAJAIBA, R. L.; SILVA, W. B. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS ANTES E APÓS AULAS PRÁTICAS: UM CASO DE ESTUDO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PARÁ, BRASIL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 118–132, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/19943. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação