O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA, GOIÁS

Autores

  • Rafael Gonçalves Bezerra Universidade de Brasília - UnB
  • Lucy Mirian Campo Tavares Nascimento Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Ciências. Livro didático

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as percepções de estudantes do ensino fundamental da cidade de Formosa-GO a respeito da utilização do livro didático no âmbito da disciplina de Ciências. Para sondar as ideias dos discentes, aplicou-se um questionário com cinco perguntas, cujos dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. A maioria dos discentes pesquisados utiliza o livro didático de ciências quando não está na instituição escolar, sugerindo a necessidade de não apenas o professor de Ciências, mas os outros professores estabelecerem uma cultura de explorar as possibilidades de uso e entendimento do livro didático, uma vez que o foco desse processo é o aluno. Os dados indicam também que a maioria dos discentes pesquisados utiliza o livro para responder exercícios. Com essa função, esse recurso desempenha um papel importante na consolidação da aprendizagem dos alunos, desde que incentive a reflexão e não a mera memorização e aplicação mecânica de fórmulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Bezerra, Universidade de Brasília - UnB

Licenciado em Ciências Biológicas pelo IFG. Mestrando em ensino de ciências pela UnB.

Lucy Mirian Campo Tavares Nascimento, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa

Professora do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa. Mestre em ensino de Ciências pela UnB.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa (Portugal): Edições 70, 2002.

BARGANHA, D. E. O papel e o uso do livro didático de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2010, 121 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.

BEZERRA, R. G.; GOULART, L. S. A representação do bioma cerrado em dois livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012. Lugares de Educação, Bananeiras, PB, v. 3, n. 7, p. 120-133, 2013.

BEZERRA, R. G.; NASCIMENTO, T.; GOULART, L. S. Programa de iniciação à Docência: levantamento do acervo bibliográfico de biologia na Escola Estadual Hugo Lôbo em Formosa (GO). In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 64, 2012, São Luís. Anais eletrônicos... São Luís: UFMA, 2012. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/1212.htm>. Acesso em 11 de set. 2013.

BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 1-3, 2004.

BOGDAN, R.C. e BIKLEN, S.K. Inves¬tigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio – pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, p. 2005.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, 2004.

CRUZ, V. A. G. Pesquisa em educação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

FERREIRA, M. S.; SELLES, S. E. A produção acadêmica brasileira sobre livros didáticos em ciências: uma análise em periódicos nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, 2003, Bauru (SP). Anais... Bauru (SP), 2003. 1. CD-ROM.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE (2011). Operação censitária. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/guia_do_censo_2010_operacao.php>. Acesso em 18 nov. 2013.

JOTTA, L. A. C. V.; CARNEIRO, M. H. S. As imagens da embriologia animal: uma análise em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V, 2005, Bauru (SP). Anais.... Bauru (SP), ABRAPEC, 2005.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

SILLOS, A. E. ; SANTOS, W. L. P. dos. Percepções de alunos ensino médio sobre o livro didático de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais... 2013. p. 1-8.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

XAVIER, R. P.; SOUZA, D. T. O que os pensam sobre o livro didático de inglês? Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 47, n. 1, p. 65-89, Jan./Jun. 2008.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

11.05.2015

Como Citar

BEZERRA, R. G.; NASCIMENTO, L. M. C. T. O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA, GOIÁS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 133–146, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/19946. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação