A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS AO BRINCAR – UMA REVISÃO

Autores

  • Mayara Darília Silva Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Desenho animado, Comportamento infantil, Revisão integrativa.

Resumo

RESUMO: Revisões integrativas de literatura acrescentam novos rumos para investigações e intervenções futuras por agregarem, de modo sistemático, evidências de pesquisa em dada área do conhecimento. Frente a isso, objetivou-se identificar, na produção científica nacional, a influência dos desenhos animados no brincar das crianças, além de possíveis reflexos na forma de comportamentos ditos “agressivos” em suas práticas sociais. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, que concentra, em uma mesma fonte, bases de dados relevantes nos campos da Psicologia e da Educação, como Lilacs, Scielo, Pepsic, bancos de teses, etc. As palavras-chaves utilizadas foram: desenho animado (singular/plural), agressividade e escola, agressividade e desenvolvimento infantil, agressividade infantil e desenho, agressividade e desenho, brincar e desenho, desenvolvimento infantil e brincar. Foram encontradas 86 publicações e 11 foram selecionadas para análise após a leitura de títulos e resumos, segundo critérios de inclusão: artigos em periódicos com corpo editorial, direcionados ao tema, excluindo-se repetidos. A leitura na integra permitiu definir como categorias de análise: período de publicação, região dos estudos, periódicos/áreas do conhecimento, público-alvo, local onde as pesquisas foram realizadas, método de investigação e conclusões. Resultados revelaram publicações no período de 2005 a 2013, predominando estudos quantitativos de campo, na região centro-oeste, das áreas de Psicologia e Educação, voltados ao contexto escolar e a crianças de 4 a 6 anos. A maioria evidenciou influências dos desenhos animados no comportamento infantil, sem qualquer contestação. Entretanto, considera-se que o assunto ainda foi pouco investigado, havendo margem a polêmicas e controvérsias. Palavras-chaves: Desenho animado; Comportamento infantil; Revisão integrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Darília Silva, Faculdade Pio Décimo

Discente no décimo período do curso de Psicologia na Faculdade Pio X. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Vale do Acaraú e pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís de França.

Referências

BARBOSA, R.F.M.; GOMES, C.F. Brincadeira, mídia e pós-modernidade: reflexões e dilemas na sociedade atual. Motrivivência Ano XXII, Nº 34, P. 25-39 Jun./2010

BARBOSA, R.F.M; GOMES, C.F. A orientação estética dos desenhos animados: os super-heróis em ação. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 9, n. 19.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BITENCOURT, F. et al. Educação Física e meios de comunicação: relações dialógicas para a prática escolar – um relato de experiência no CEFETSC/SJ. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14. 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: CBCE, 2005, v. 1, p. 719-727.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2008.

CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M.L. Caracterização de Brincadeiras de Crianças em Idade Escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(3), 365-373.

DOHME, V. A. (2002). Atividades lúdicas na educação: O caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Dissertação de Mestrado não-publicada, Universidade Presbiteriana

FERNANDES, A.H.; OSWALD, M.L.B.M. A recepção dos desenhos animados da tv e as relações entre a criança e o adulto: desencontros e encontros. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 25-41, jan./abr. 2005

FERREIRA, S. Figuração e imaginação: um estudo da constituição social do desenho infantil. (Dissertação de Mestrado) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2002.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2002. Disponível em: . Acesso em: fev. 2007.

FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4. ed. São Paulo: Abrinq, 1996.

GOMES, C. F.; BARBOSA, R. F. M. Os super-heróis em ação ― podem os desenhos animados sugerirem uma orientação estética lúdico-agressiva? Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 1, mai. 2013. Artigos. ISSN 1982-7199.

Humphreys, A. P., & Smith, E. K. (1984), Rough-and-tumble in preschool and playground. In P. D. Smith (Ed.), Play in animals and humans. Oxford, UK: Blackwell.

Mackenzie, São Paulo.

MOURA, J.T.T.; LEAL, L.O; PADILHA, K.D.S. A influência do desenho animado no processo sociocognitivo da criança. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012.

OROZCO, G. Televisión y audiencias: um enfoque cualitativo. Madrid: Ediciones de la Torre, 1996. p. 159-178.

SALGADO, G.R. Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida. Cad. Cedes, Campinas, vol. 32, n. 86, p. 117-136, jan.-abr. 2012

SILVA, Cassiane Schmidt da. Afetividade e cognição: a dicotomia entre o “saber” e o “sentir” na escola - Pesquisa sobre a questão das Emoções no cotidiano escolar. 2004. 31 fl. Artigo Científico disponível em: http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/TL0013.PDF. Acesso em 17 de junho de 2009.

SILVA, L.S.P.; GUIMARÃES, A.B.; VIEIRA, C.E.; FRANCK, L. N. S. HIPPERT, M. I. S. O brincar como portador de significados e práticas sociais. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 17 - n. 2, p. 77-87, Jul./Dez. 2005

SILVA, T.C.R.; GOMES, A.C.F. A importância dos desenhos animados como representação ideológica: formação da identidade infantil. Iniciação Científica CESUMAR - jan./jun. 2009, v. 11, n. 1, p. 37-43 - ISSN 1518-1243

SIQUEIRA, I.B; SOUZA, V.P; WIGGERES, I.D. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo Infantil. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 313-326, abr./jun. 2012

VIERA, T.M.; MENDES, F.D.C. & GUIMARÃES, C.L. Aprendizagem Social e Comportamentos Agressivo e Lúdico de Meninos Pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 544-553. 2010

Downloads

Publicado

11.05.2015

Como Citar

SILVA, M. D. A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS AO BRINCAR – UMA REVISÃO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 104–117, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/21348. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação