A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AÇÃO DOCENTE: DEPOIMENTOS DE JOVENS ALAGOANOS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Emanuelle de Oliveira Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Rosemeire Reis

Palavras-chave:

Juventudes, Culturas juvenis, Ensino médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os depoimentos de jovens-alunos de uma escola pública de ensino Médio em Maceió sobre sua relação com os professores; a influência da ação docente nas possibilidades de sucesso ou fracasso em sua trajetória escolar e pessoal; em sua diversidade de culturas e de identidades. Focaliza aspectos identificados em uma pesquisa de Mestrado realizada com jovens-alunos concluintes do Ensino Médio, do diurno e do noturno, de uma escola pública estadual, situada na periferia de Maceió, em Alagoas. Para as questões tratadas neste artigo apresentamos as análises dos resultados de dois procedimentos de pesquisa: grupos de discussão e entrevistas individuais semiestruturadas. Procuramos interpretar os pontos de vista destes jovens, registrando as representações expressas por cada um deles e relacionando com os preceitos teóricos utilizados por CARRANO (2011), DAYRELL (2007, 1996), KRAWCZYK (2003), MENEZES (2001), RAMOS DO Ó (2007), REIS (2012, 2012a) e VEIGA-NETO (2003). Identificamos que eles reivindicam ser reconhecidos, para além da condição de aluno, em sua dimensão humana em sua totalidade, como sujeitos socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

29.11.2014

Como Citar

SOUZA, E. de O.; REIS, R. A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AÇÃO DOCENTE: DEPOIMENTOS DE JOVENS ALAGOANOS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 20–37, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/21666. Acesso em: 27 abr. 2024.