A LITERATURA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAIS

Autores

  • Roseane Maria de Amorim Universidade Federal de Alagoas
  • Eleta de Carvalho Freire Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Interculturalismo, Práticas curriculares, Literatura

Resumo

Este artigo trata sobre a importância da literatura como fonte de inspiração para a construção de práticas pedagógicas interculturais. O objetivo do trabalho é apresentar algumas considerações que evidenciem como os processos educativos vivenciados a partir da literatura resultam em reflexões por parte dos/das estudantes sobre a atuação humana no mundo. Em termos metodológicos fizemos uma incursão por obras de autores que abordam a literatura como elemento cultural, simbólico e social, além de estudiosos que pesquisam sobre práticas curriculares interculturais. No decorrer do texto, socializamos brevemente nossas experiências como professoras de turmas da educação superior e entendemos que este estudo poderá contribuir para a ressignificação de práticas curriculares vividas na formação de professores e professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Centro de Educação da UFAL. Leciona as disciplinas Fundamentos Históricos da Educação, Profissão Docente, Educação e Diversidade Etnicorracial, e Tópicos de História da Educação Alagoana na mesma instituição. É membro dos Grupos de Pesquisa Educação & Ciências Sociais, Currículo, Atividade docente e Subjetividade (UFAL/CNPQ). E-mail: roseane.mda@gmail.com

Eleta de Carvalho Freire, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Centro de Educação da UFPE. Leciona as disciplinas Fundamentos do Ensino de História e Pesquisa e Prática Pedagógica 4. Coordenadora de Avaliação dos Cursos de Graduação/DDE-PROACAD. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História da Educação e ensino de História NEPHEPE/UFPE. E-mail: eletafreire@hotmail.com.

Publicado

29.11.2014

Como Citar

AMORIM, R. M. de; FREIRE, E. de C. A LITERATURA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAIS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 38–55, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/21667. Acesso em: 27 abr. 2024.