EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE: OLHARES PARA OS DIVERSOS PROCESSOS EDUCATIVOS REINTERPRETADOS PELO MESTRE ZUMBA
Palavras-chave:
Mestre Zumba, Identidade alagoana, Processos educativosResumo
Este escrito expõe elementos da produção do artista plástico alagoano José Zumba e suas contribuições para a educação alagoana e brasileira a partir da leitura imagética de seus quadros reinterpretados a partir da compreensão de Brandão (1981) e seu conceito de educação, sendo perpassado pela abordagem de Fonseca (2010) sobre a imagem do artista negro na cultura brasileira, apresentando a identidade alagoana nos quadros de Mestre Zumba e sua compreensão acerca da identidade alagoana que faz parte de sua vivência e é transcrita em seus quadros por meio de uma “afroalagoanidade” reinterpretada na figura de seus negros, mulheres e elementos folclóricos numa conjectura com a lei 10.639/2003, trazendo José Zumba como educador a partir do olhar das artes plásticas e da cultura alagoana como elementos integrantes dos processos educativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.11.2014
Como Citar
SILVA, B. A. da; AMORIM, R. M. de. EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE: OLHARES PARA OS DIVERSOS PROCESSOS EDUCATIVOS REINTERPRETADOS PELO MESTRE ZUMBA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 112–130, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/21680. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos