EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DESCOMPASSO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A REALIDADE EDUCACIONAL PARA AS COMUNIDADES CAMPONESAS

Autores

  • Cicero da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Manoel Messias Antônio de Lima Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins

Palavras-chave:

Educação, Escola do campo, Legislação.

Resumo

Este artigo objetiva discutir aspectos da legislação nacional relacionada à oferta da Educação Básica no Campo, bem como a efetivação de políticas públicas no cotidiano dos alunos e das escolas do campo. A pesquisa está fundamentada nos estudos da Educação do campo (ARROYO; FERNANDES, 1999; CALDART, 2002; NASCIMENTO, 2009), no disposto sobre Educação nas Constituições Federais (BRASIL, 2015b; 2015c; 2015d; 2015e; 2015f), além da legislação mais recente a respeito da oferta da Educação Básica no Campo, como: LDB (BRASIL, 1996), Resolução CNE/CEB nº 01/2002 (BRASIL, 2002), Resolução CNE/CEB nº 02/2008 (BRASIL, 2014) e o Decreto Presidencial nº 7.352/2010 (BRASIL, 2015g). A investigação é de natureza bibliográfica e análise interpretativista. O estudo revela que houve descaso com relação à educação no país ao longo da história, principalmente, quanto à oferta da Educação Básica nas escolas do campo. Apesar disso, os resultados da pesquisa mostram que, a partir da Constituição de 1988 e com as ações dos Movimentos Sociais, ocorreram certos avanços no tocante a criação de uma legislação que reconhece a necessidade e possibilita a implementação de escolas que ofereçam à população camponesa, de fato, uma formação com base nos princípios da Educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2001), especialização Lato Sensu em Leitura e Produção Escrita (2007) e mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2011). Atualmente, é docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens – Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Manoel Messias Antônio de Lima, Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins

Graduado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Envolvimento Social no Tocantins pela UFT e Mestre em Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento pela Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED), da Espanha. É docente da SEDUC-TO e atua no Grupo de Trabalho de Educação do Campo.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzales; FERNANDES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o movimento social do campo. Brasília-DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

______. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Resolução CNE/CEB nº 01, de 3 de abril de 2002 – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002.

_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores sociais municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: s/n, 2011.

_____. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB nº 02, de 28 de abril de 2008 – Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf> Acesso em: 6 set. 2014.

______. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM-15-10-1827.htm> Acesso em: 15 jan. 2015a.

______. Constituição Federal de 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm> Acesso em: 15 jan. 2015b.

________. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937) Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm > Acesso em: 15 jan. 2015c.

______. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de setembro de 1946). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm> Acesso em: 15 jan. 2015d.

______.Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm>Acesso em: 15 jan. 2015e.

______.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 15 jan. 2015f.

______. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília: 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm> Acesso em: 15 jan. 2015g.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: identidade e Políticas Públicas. Brasília-DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. (Coleção Por uma Educação do Campo nº 4).

_________. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete e al. (org.) Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V. nº 09, jul./dez., 2011.

IANNI, Otávio. A luta pela terra: história social da terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1978.

KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Irmão; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação básica do campo. Brasília: FUB, 1999.

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dossiê MST Escola: documentos e estudos 1990-2001. Curitiba/Veranópolis: MST/SEDUC-PR/ITERRA/, 2005. (Caderno de Educação nº 13).

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação do campo e políticas públicas para além do capital: hegemonias em disputas. 2009. 301f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Nacional de Brasília – UNB, Brasília, 2009.

PINHEIRO, Maria do Socorro Dias. A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira. In: GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/textos-1/textos-educacao-do-campo/artigo-a-concepcao-de-educacao-do-campo/view> Acesso em: 6 set. 2014.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação – liberdade, autonomia, emancipação: princípios / fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

11.05.2015

Como Citar

SILVA, C. da; LIMA, M. M. A. de. EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DESCOMPASSO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A REALIDADE EDUCACIONAL PARA AS COMUNIDADES CAMPONESAS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 241–254, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/22657. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Políticas Públicas e Gestão Educacional