REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO

Autores

  • Fabíola Fernandes Andrade IFCE
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO UNESP-MARÍLIA

Palavras-chave:

Leitura literária. Autonomia. Zona de Desenvolvimento Proximal.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância do ato da leitura literária para o desenvolvimento da criança. Possui como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky. O sentido atribuído pela criança ao texto depende da sua experiência histórica, social e cultural. O ato de ler livros de literatura transforma as crianças em pessoas autônomas, capazes de fazer reflexões e elaborar diálogos complexos, porém, para que a criança leia e escreva por vontade própria, deve sentir a necessidade. A escola tem a importante missão de fazer com que a criança sinta a necessidade da leitura e da escrita. A leitura gera a aprendizagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o aprimoramento do que Vygotsky denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Atua na complexificação e nas funções intrapsíquicas. Trata-se de atividades importantes para o desenvolvimento da mente, pois o cérebro não é um sistema de funções que não se alteram; ao contrário, constitui um sistema que apresenta grande plasticidade, que vai sendo moldado ao longo da história do indivíduo, pela forma como o sujeito lê o mundo e se desenvolve.

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Biografia do Autor

Fabíola Fernandes Andrade, IFCE

Doutoranda em Educação na UNESP-Marília

Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO, UNESP-MARÍLIA

Doutora em Educação UNESP-MARÍLIA

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Publicado

14.03.2016

Como Citar

ANDRADE, F. F.; GIROTTO, C. G. G. S. REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 42–62, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/24921. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação