OS RECURSOS DO AMBIENTE FAMILIAR E A INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Ambiente familiar. Desempenho acadêmico. Envolvimento parental.

Resumo

O núcleo familiar é de uma importância vital ao desenvolvimento da criança, é o primeiro ambiente que esta se insere com suas relações a serem estabelecidas como protótipo para as relações do mundo. Contudo, relatos teóricos elucidam que o ambiente familiar pode ser uma rica fonte de recursos para um desenvolvimento saudável, atuando como arcabouço de proteção para a criança lidar com as suas dificuldades. Dessa forma, cada vez mais, estudos experimentais têm concentrado no estudo do ambiente familiar relacionado a aspectos da vida escolar da criança. Portanto, nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar os recursos materiais e humanos do ambiente familiar e verificar se ocorre alguma interferência no desempenho acadêmico. Para tanto esta pesquisa se baseou em uma densa pesquisa bibliográfica, com a finalidade de levantar informações já produzidas por autores renomados da área educacional. Como resultado da pesquisa, pôde concluir que o presente trabalho evidencia uma nítida relação entre os recursos do ambiente familiar e o desempenho acadêmico, possibilitando, assim, o conhecimento de novos elementos para se pensar a ligação entre o ambiente familiar e o aprendizado da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Antonio Moreira Gomes, Universidade do Vale do Sapucai - UNIVAS

Educação

Referências

BAIÃO, C. F. Aliança parental e estilos parentais em famílias com e sem crianças autistas. 2008. 67 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2008. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/733/1/17398_Monografia_de_C.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2015.

BRADLEY, R. H.; CORWYN, R. F. Socioeconomic status and child development. Annual Review of Psychology, [S.l], v. 53, p. 371-399, fev., 2002. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11752490>. Acesso em: 15 maio 2015.

BRASIL. Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 30 jun. 2015.

CASARIN, N. E. F. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/24/TDE-2007-04-12T143957Z-499/Publico/389091.pdf>. Acesso em: 10 maio 2015.

CHRISTOVAM, A. C. C.; CIA, F. O envolvimento parental na visão de pais e professores de alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 4, p. 563-582, out./dez., 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400007>. Acesso em: 28 mar. 2015.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Alínea Editora, 2007.

ESTEBAN, M. T. Exigências democráticas/exigências pedagógicas: avaliação. Tecnologia Educacional, [S.l], v. 29, n. 148, p. 3-6, 2000.

FINI, L. D. T. Relações entre pais e adolescentes. Em: SISTO. F. F.; OLIVEIRA, G. C.; FINI, L. D. T. (Orgs.), Leituras de psicologia para a formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 163-176.

GALLART, I. S. A organização social da educação: práticas educativas e desenvolvimento humano. In: COLL, C. (Org.). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GROLNICK, W. S.; SLOWIACZEK, M. L. Parent’s involvement in children’s schooling: a multidimensional conceptualization and motivational model. Child Development, Worcester, v. 65, p. 237-252, 1994. Disponível em: <http://www.researchgate.net/publication/227687012_Parents'_Involvement_in_Children's_Schooling_A_Multidimensional_Conceptualization_and_Motivational_Model>. Acesso em: 10 jun. 2015.

GUIDETTI, A. A. Ambiente familiar e desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.

______. et al. Estilos parentais e dificuldades de aprendizagem na escrita: análises de suas correlações. In: CAPOVILLA, F. C. (Org.). Transtornos de aprendizagem: processos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. 2.ed. São Paulo: Memnon, 2011.

KALOUSTIAN, M. T. Família brasileira, a base de tudo. São Paulo: Cortez, 1988.

LIMA, A. M.; MACHADO, L. B. O “bom aluno” nas representações sociais de professoras: o impacto da dimensão familiar. Revista Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 150-159, jan./abr., 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000100017>. Acesso em: 16 abr. 2015.

LOPES, A.; VIVALDO, L. A influência da família no rendimento escolar do indivíduo, 2007. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/familiaerendimento.asp>. Acesso em: 07 jul. 2015.

MACEDO, R. M. A família do ponto de vista psicológico: lugar seguro para crescer? Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 91, p. 62-68, 1994. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/788.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2015.

MARTURANO, E. M. O inventário de recursos do ambiente familiar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, p. 498-506, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722006000300019&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 mar. 2015.

MCLOYD, V. C. Socioeconomic disadvantage and child development. American Psychologist, [S.l], v. 53, n. 2, p. 185-204, feb., 1998. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9491747>. Acesso em: 10 jan. 2015.

NOGUEIRA, M. A. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, Lisboa, n. 176, out. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732005000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 maio 2015.

______. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 31, p. 155-170, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6850>. Acesso em: 16 jan. 2015.

PASTURA, G. M. C.; MATTOS, P.; ARAÚJO, A. P. Q. C. Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 32, p. 324-329, 2005. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:OisEBg7Mc7QJ:www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/n6/324.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 16 jan. 2015.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A - Z: guia completo para educadores e pais. São Paulo: Penso, 2012.

SOUZA, C. P. Avaliação do rendimento escolar: sedimentação de significados. In: ______. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. 6.ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

SZYMANSKI, H. A relação escola/família: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2010.

______. Práticas educativas familiares: a família como foco de atenção psicoeducacional. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 5-16, maio/ago., 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v21n2/a01v21n2.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2015.

Downloads

Publicado

14.03.2016

Como Citar

GOMES, J. A. M. OS RECURSOS DO AMBIENTE FAMILIAR E A INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO ACADÊMICO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 103–124, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/26492. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação