CONVERGÊNCIAS ENTRE A PESQUISA AGROECOLÓGICA E A PESQUISA SÓCIOANTROPOLÓGICA E CONTRIBUIÇÕES DESSAS ABORDAGENS DE PESQUISA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Ribamar Ribeiro Ribeiro Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Palavras-chave:

Educação, Currpiculo Integrado, Agroecologia

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar as convergências entre a pesquisa agroecológica e a pesquisa sócioantropológica e a contribuição dessas abordagens na construção curricular. Tomou-se como referencia o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio dos Povos Indígenas do Sudeste Paraense – CTAI, do IFPA/CRMB. Pretende-se oferecer elementos para a compreensão dos mecanismos dos estudos da realidade e organização curricular utilizados nesse curso, assim se optou por centrar o olhar no currículo integrado freireano. Os caminhos escolhidos foram tendo à análise da bibliografia produzida sobre a temática e a proposta e o fazer pedagógico adotados no CTAI, vista como um grande desafio para superar as limitações dos processos formativos que não dialogam com a realidade.

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Biografia do Autor

Ribamar Ribeiro Ribeiro Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Mestre em Dinamicas Territoriais e Sociedade na Amazonia, Sociologo e especialista em Educação do Campso e Agroecologia - Professor do IFPA

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Publicado

14.03.2016

Como Citar

RIBEIRO JUNIOR, R. R. CONVERGÊNCIAS ENTRE A PESQUISA AGROECOLÓGICA E A PESQUISA SÓCIOANTROPOLÓGICA E CONTRIBUIÇÕES DESSAS ABORDAGENS DE PESQUISA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 139–157, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/28035. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação