A Formação de Professores nos Programas um Computador por Aluno (UCA), no Brasil, e Iniciativa e.escolinha, em Portugal:

Qual o Próximo Caminho? Em que Direção?

Autores

  • Valdir Rosa Universidade do Minho, Braga-Portugal http://orcid.org/0000-0002-8766-8702
  • Clara Pereira Coutinho Universidade do Minho
  • José Luís Jesus Coelha da Silva Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.30493

Palavras-chave:

Formação de professor, PROUCA, Iniciativa e.escolinha, Reflexividade

Resumo

No intuito de realizar a inclusão digital e social dos alunos de escolas públicas, alguns países assumiram o compromisso de apetrechar as escolas com computadores pessoais e proporcionar aos seus professores a formação necessária. No Brasil destacou-se o Programa Um Computador por Aluno, e em Portugal, a Iniciativa e.escolinha. Buscamos com esse estudo, compreender como os cursos de formação de professores para uso dos computadores pessoais foram realizados (estratégias utilizadas, constrangimentos, etc.) e apresentar uma proposta de formação reflexiva neste âmbito para orientar as futuras formações que buscam utilizar tecnologias móveis. Os resultados mostram que os programas tinham objetivos semelhantes na proposição de alcançar a apropriação tecnológica dos professores, mas revelaram estratégias diferenciadas na operacionalização dos programas com abordagens pedagógicas distintas. A formação dos professores no âmbito do programa Um Computador por Aluno aproximou-se de uma perspetiva de cariz mais reflexivo enquanto a formação de professores no âmbito da Iniciativa e.escolinha, aproximou-se de uma formação de cariz tecnicista. Reconhecendo a importância da reflexividade no desenvolvimento profissional apresentamos uma proposta de formação de professores pautada em uma ação reflexiva e fundamentada por um modelo de racionalidade prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Rosa, Universidade do Minho, Braga-Portugal

Doutorando em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa na Universidade do Minho, Braga-Portugal. Mestre em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina e graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

Clara Pereira Coutinho, Universidade do Minho

Professora Auxiliar da Universidade do Minho. Atua na área de Ciências da Educação em linhas de investigação Ligada a Tecnologia Educativa.

José Luís Jesus Coelha da Silva, Universidade do Minho

Professor Auxiliar da Universidade do Minho. Atua na área de Metodologia do ensino de Ciências.

Referências

Costa, F.; Viseu, S. Formação – Acção – Reflexão Um modelo de preparação de professores para a integração curricular das TIC. In Fernando Costa, Helena Peralta & Sofia Viseu (Eds.), As TIC na Educação em Portugal. Concepções e práticas. Lisboa. p. 238-258. 2008.

Diniz-Pereira, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Revista Educação & Sociedade, ano XX, nº68. Dezembro/1999. p.109-125. 1999.

Diniz-Pereira, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para a construção de modelos críticos de formação docente. In: Diniz-Pereira, J. E.; Zeichner, K. M. (Orgs.) A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica. p. 11-42. 2008

Diniz-Pereira, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 34-51. 2011.

Dwyer, D. C.; Ringstaff, C.; Haymore, J. Apple classrooms of tomorrow. Educational leadership, 51(7), p.4-10. 1994.

Espíndola, M. B.; Struchiner, M.; Giannella, T. R. Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino: Contribuições dos Modelos de Difusão e Adoção de Inovações para o campo da Tecnologia Educacional, Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa ­ RELATEC, 9 (1), 89­106 Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3269034.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2016. 2010.

Gough, D.; Oliver, S.; Thomas, J. An introduction to systematic reviews. London: SAGE Publications Inc. 304p. 2012.

Hall, G. E. & Hord, S. M. Change in schools: Facilitating the process. New York: Sate University of New York Press. 1987.

Hooper, S.; Rieber, L. P. Ensinar com a tecnologia. Em AC Ornstein (Ed.), de ensino: da teoria à prática, (pp 154-170.). 1995.

IQF. Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação, I.P. p.286. 2004

Needham Heights, M. A; Allyn e Bacon.Moersch, C. (). Levels of technology implementation (LoTI): a framework for measuring classroom technology use. Learning and Leading with Technology, 23(3), p. 40­42. 1995.

Pacheco, J. A. Estudos curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto Editora. Porto. Portugal. 192p. 2005.

Rosa, V.; Coutinho, C. P.; Silva, J. L. C. O computador Magalhães e o Programa e.escolinha: um estudo exploratório no norte de Portugal. In M. A. Flores, & C. Coutinho (Orgs.). Formação e Trabalho Docente: Diversidade e Convergências (p. 85-98). Vol 2. Santo Tirso, Portugal: DeFacto Editores. 2014

Downloads

Publicado

29.06.2024

Como Citar

ROSA, V.; COUTINHO, C. P.; SILVA, J. L. J. C. da. A Formação de Professores nos Programas um Computador por Aluno (UCA), no Brasil, e Iniciativa e.escolinha, em Portugal:: Qual o Próximo Caminho? Em que Direção?. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 28–37, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.30493. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/30493. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos