UNIVERSIDADE, ESCOLA E COMUNIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Jaqueline Poliane Costa de Sousa Secretaria Municipal de Educação de Araruna

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32484

Palavras-chave:

Educação do campo, Extensão Universitária, Projeto Político Pedagógico, Contextualização

Resumo

As discussões a cerca da educação do campo estão permeadas pela complexidade que acompanha esse espaço, em especial ao tipo de educação que está sendo ofertada aos povos do campo, muitas das vezes, as propostas pedagógicas são construídas desarticuladas da realidade, oportunizando ao aluno situações de negação de sua cultura e de sua identidade campesina. Este trabalho é um recorte da minha dissertação de mestrado apresentada ao PPGE/CE, a pesquisa realizada teve como objeto de estudo as ações desenvolvidas pelo projeto A (re) significação do currículo nas escolas do campo: caminhos para contextualização e a repercussão das mesmas na construção de caminhos para uma educação contextualizada nas escolas do campo do município de Bananeiras-PB. Para tanto este estudo objetivou analisar como as ações desenvolvidas pelo projeto em foco repercutiram na construção das propostas pedagógicas das escolas do campo envolvidas no mesmo. O estudo é de cunho qualitativo realizado a partir de uma pesquisa de campo com caráter descritivo e explicativo, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, observação participante, entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são os membros do projeto de extensão-bolsistas, a professora coordenadora do mesmo, a equipe gestora da escola em estudo, os docentes e membros da comunidade. Tais procedimentos metodológicos, alinhados aos referenciais teóricos, tais como: Caldart (2004); Arroyo (1999); Batista (2011); Freire (1996); Silva (2001); Sacrístan (2000), Veiga (1995) Martins (2002); Jezine (2006); Thiollent (1998); Melo Neto (1996), nos possibilitaram apresentar reflexões acerca do estudo realizado. Após a sistematização dos dados, por meio da análise de conteúdo, foi possível destacarmos que novos caminhos foram construídos a partir do envolvimento da universidade com a escola e também com a comunidade local. Sendo assim, as mesmas passaram a ter uma relação de aproximação e participação, resultando na ressignificação do PPP da escola pesquisada e em práticas educativas contextualizadas na educação do campo, por meio das ações desenvolvidas pelo projeto de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Maria do Socorro Xavier. Movimentos Sociais e Educação do Campo (Re) construindo Território e a Identidade Camponesa. In:ALMEIDA, Maria de Lourdes. P. e BATISTA, Maria do Socorro Xavier. O campo como território de conflitos, de lutas sociais e movimentos populares. In: SCOCUGLIA, Afonso Celso; JEZINE, Edineide (Orgs.). Educação Popular emovimentos sociais. João Pessoa: Ed Universitária, 2006.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE, 2001.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção do Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Monica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo (Org.). Contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF, 2004. p. 13-52. (Coleção Por uma Educação do Campo, nº 5).

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da Educação do Campo. In: Molina, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire S. Azevedo de. (orgs.). Por uma Educação do Campo: Contribuições para a construção de Um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo, 2004 caderno 5. P. 53-89.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

INEP. Censo da Educação Básica. Microdados. Brasília, DF. Ministério da Educação. 2007.

JEZINE, Edineide Mesquita. A Crise da Universidade e o compromisso social da extensão universitária.João Pessoa: Editora Universitária/UFPB.2006

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995.

THIOLLENT, M. (org.) Extensão Universitária e Metodologia Participativa. Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, 1998.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico: Uma construção possível. 24ª e. Campinas-SP, Papirus, 1995. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

SOUSA, J. P. C. de. UNIVERSIDADE, ESCOLA E COMUNIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 31–47, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32484. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/32484. Acesso em: 6 maio. 2024.