RECORTES DE BASTIDORES DE PESQUISAS E DE EXTENSÕES DO NEMDR: DA BASE À CONSTRUÇÃO DA COLCHA PARA AS FORMAÇÕES EM 2017

Autores

  • Nilvânia dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE
  • Ana Caline Alexandre da Silva
  • Carlos Eduardo da Silva Lopes
  • Marinalva Silva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32488

Resumo

A atuação de profissionais é uma das chaves na qualidade dos serviços educacionais ofertados nas escolas, em particular quando se localizam no rural. Por isso, é preciso atenção junto às ações desenvolvidas por instituições, como as universidades, responsáveis pelas formações – inicial e continuada. O que remete à valorização de estudos voltados a análises de registros advindos de pesquisas e/ou extensões desenvolvidas nas escolas como base para planejamento de ações formativas a serem desenvolvidas pelas universidades. Deste ângulo, neste ensaio, fez-se um levantamento, através de um diagnóstico, com análise documental de registros, de 2012 até 2015, obtidos durante ações de pesquisa e de extensão desenvolvidas por integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) do Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise dos registros forneceu subsídios para refletir sobre o mundo rural do aluno. Também oportunizou indícios sobre a importância da leitura para os responsáveis pela educação, analisando-a, também, a partir de experiências educativas e como se voltam/partem do mundo rural. Além disso, possibilitou acesso ao registro e à análise de instrumentos didáticos utilizados pelos profissionais de educação que podem nortear, ou não, a formação moral dos discentes. Após a análise das entrelinhas da colcha de imagens que se analisou neste ensaio concluímos com a apresentação de alguns temas/subtemas os quais se julgam significativos para planejarmos e executarmos as propostas de formação inicial e continuada voltada para os profissionais do Campo, inclusive as coordenadas por integrantes do NEMDR, em 2017: processo de aprendizagem; diversidade e inclusão; comportamento; currículo e didática; dinâmica e gestão escolar. Diante disso, só resta dizer a todos: É preciso arregaçar as mangas ... visto que ainda há muito o que fazer!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilvânia dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Doutora em Educação Coordenadora do NEMDR

Referências

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de Araújo. O ambiente escolar e o desenvolvimento do juízo moral infantil. In: MACEDO, Lino de Macedo et al (org). Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996 (Coleção Psicologia e educação), p. 105-136.

AZEVEDO, Ana Viviane Miguel de et al. Professores do Campo: o educar para a solidariedade a partir da “Coleção Girassol: saberes e fazeres do Campo. Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) (1: 2014 Bananeiras - PB). Anais do 1º Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), 4º Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo e 1º Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas ... João Pessoa: Editora da UFPB, 2014. p. 61-69

BRASIL, MEC. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. CNE/MEC, Brasília, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho Deliberativo. Resolução nº 28 de 09 de junho de 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8316-resolucao-028-09062011-pdde-campo-pdf&category_slug=junho-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 09 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho Deliberativo.. Resolução nº 36 de 21 de agosto de 2012, Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13210-resolucao-36-de-21-de-agosto-de-2012-pdf&category_slug=maio-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 09 out. 2016.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976

LACERDA, Dayane Cristine de Oliveira et al. Assentamento Antônio Conselheiro no Município de Esplanada-BA. In: Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) (1: 2015: Bananeiras, PB). . In: Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) (1: 2015: Bananeiras, PB). Anais do 1º Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural e 1º Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa, Currículo e Práticas Educativas, de 28 a 30 de setembro de 2015. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. p. 395-409

LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal Laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.

LOPES, Carlos Eduardo da Silv., BARBOS, Marinalva Silva e SILVA, Nilvania dos Santos. Formação Moral de Crianças No/Do Campo: construção de regras a partir das perspectivas de professores dos municípios de Areia, Borborema e Pilões – PB. In: Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) (1: 2015: Bananeiras, PB). Anais do 1º Seminário Internacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural e 1º Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa, Currículo e Práticas Educativas, de 28 a 30 de setembro de 2015. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. p. 252-272

PALACIOS, Jesús, GONZÁLEZ, Maria Del Mar., PADILLA, Maria Luisa. Conhecimento social e Desenvolvimento de normas. COLE, Michael & COLE, Sheila R. O desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2004 (4ª Edição)

PINHEIRO, M. S. D. A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira, 2011. Disponível em: http://

br.monografias. com/trabalhos915/educacao-campo-politicas/educacaocampo-

politicas.shtml Acesso em: 25 de setembro de 2016

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Desenvolvimento Moral. In: MACEDO, Lino de Macedo et al. (org). Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996 (Coleção Psicologia e educação), p. 37-104.

PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973

PIAGET, Jean. Os procedimentos da Educação Moral. In: MACEDO, Lino de Macedo et al. (org). Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996 (Coleção Psicologia e educação), p. 01-36.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. CALDART , Roseli Salete et al (org.). Dicionário da Educação do Campo Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio,

Expressão Popular, 2012.

SILVA, Nilvania dos Santos. A Qualidade dos Serviços Educacionais em Escolas da Microrregião do Brejo Paraibano: contribuições do PROINFO e do PDDE Campo. In: SILVA, Eduardo Jorge Lopes da., et al. (Org.) Educação do campo: relatos de experiências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013a. p. 81-104

SILVA, Nilvania dos Santos. Escola Ativa e suas contribuições ao ensino oferecido pelas Escolas Do/No Campo da Microrregião do Brejo Paraibano. In: SILVA, Eduardo Jorge Lopes da., et al. (Org.) Educação do campo: relatos de experiências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013b. p. 105-128

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

SILVA, N. dos S.; SILVA, A. C. A. da; LOPES, C. E. da S.; BARBOSA, M. S. RECORTES DE BASTIDORES DE PESQUISAS E DE EXTENSÕES DO NEMDR: DA BASE À CONSTRUÇÃO DA COLCHA PARA AS FORMAÇÕES EM 2017. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 72–87, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32488. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/32488. Acesso em: 22 dez. 2024.