A Docência no Projeto Sabores do Saber:

Um Olhar para o Professor no Contexto Político Pedagógico de seu Trabalho

Autores

  • Morgana Zardo von Mecheln Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samira de Moraes Maia Vigano
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2023v8n16.33957

Resumo

O artigo é proveniente de um recorte da pesquisa de mestrado em educação, na linha de pesquisa Ensino de Formação de Educadores/UFSC. A pesquisa é de cunho qualitativo, respaldada por estudos teóricos e entrevistas semiestruturadas com professores que atuavam no PROEJA-FIC da Escola Canto da Ilha/CUT em Florianópolis. O projeto a ser debatido é o Sabores do Saber, que buscava vincular a elevação de escolaridade de jovens e adultos e a profissionalização. Objetiva-se analisar as compreensões de trabalho dos professores do PROEJA-FIC em relação às suas práticas pedagógicas. Respalda-se em teóricos como: Kuenzer (1988), Laffin (2013), Lourenço (2005), Miyashiro e Moretto (2005), Marin (1995), Manacorda (2013) e Sacristán (1998), e documentos base para o reconhecimento das perspectivas teóricas e práticas. Inicia-se a escrita apresentando o projeto, na sequência debruça-se sobre o contexto político pedagógico e sobre o depoimento dos sujeitos professores. A partir dos depoimentos emerge as categorias problematizadoras como: a formação continuada, a junção teoria e prática, a precarização salarial, a importância do planejamento, a socialização e a pesquisa como princípio educativo. Destaca-se que o projeto incorpora uma nova perspectiva de formação para os trabalhadores/estudantes. Sua proposta pedagógica centraliza questões de ensino com o foco nos sujeitos e não nos conteúdos e disciplinas, compreendendo os momentos históricos de cada indivíduo. Trata-se de uma dinâmica desafiadora, inovadora e necessária para a formação dos sujeitos jovens e adultos, unindo duas dimensões do ser humano: trabalho e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29.06.2024

Como Citar

ZARDO VON MECHELN, M.; DE MORAES MAIA VIGANO, S.; LAGE FERNANDES LAFFIN, M. H. A Docência no Projeto Sabores do Saber:: Um Olhar para o Professor no Contexto Político Pedagógico de seu Trabalho. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 4–16, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2023v8n16.33957. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/33957. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos