Caminhos e Descaminhos da/na Orientação Educacional:

Memórias em Construção

Autores

  • Caroline Delfino Santos UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.35302

Palavras-chave:

Memórias, Orientação Educacional, Experiências extramuros,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar vivências no campo da orientação educacional, concomitante à atuação como docente, em escolas da rede pública de ensino na Baixada Fluminense. As trajetórias percorridas durante o trabalho com as classes populares desencadearam reflexões sobre a relação entre a atuação do orientador educacional e às demandas cotidianas em torno do currículo, infrequência/evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, experiências extramuros escolares, contexto socioeconômico dos alunos, outras. Assim, apontamos como importante questão norteadora “qual o papel do orientador educacional frente aos conflitos que se apresentam?”. Metodologicamente, o estudo apoia-se na pesquisa narrativa de cunho autobiográfico, com perfil qualitativo. Os resultados apontam que o cotidiano das escolas públicas nos impulsiona a refletir a formação do pedagogo a partir de uma perspectiva mais contínua, entendendo que ela se constrói não apenas a nível inicial, via ensino superior, mas também na prática diária. Por fim, consideramos que a análise em torno das tensões e conflitos inerentes ao processo pedagógico, via narrativa, corresponde a um importante processo formativo ao orientador educacional.

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Biografia do Autor

Caroline Delfino Santos, UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Especialista em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2008). Graduada em Pedagogia pela UNIGRANRIO- Universidade do Grande Rio (2005). Professora e Orientadora Educacional do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/RJ.

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Publicado

29.06.2024

Como Citar

SANTOS, C. D. Caminhos e Descaminhos da/na Orientação Educacional:: Memórias em Construção. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 17–27, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.35302. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/35302. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos