Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc, .docx ou .rtf), em arquivo único, sem quebra de página e seção.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Liberation Serif ou Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Estabelecemos o limite de 4 autores por manuscrito submetido. A possibilidade de 5 autores será avaliada pela equipe editorial da revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Uma vez aceito para publicação, será solicitado ao(s) autor(es/as) o envio do artigo traduzido para o inglês ou espanhol, ficando a critério dos/as autores(as) a escolha do idioma. Estes ficam responsáveis pela adequação da versão no segundo idioma às normas de publicação segundo as Diretrizes para Autores.
  • O(s)/a(s) autor(es/as) preencheram corretamente os metadados e as informações sobre autoria e coautoria dos manuscritos conforme exigidos pelo sistema da revista. Estes dados determinam as informações contidas nos artigos. Uma vez publicado o artigo não haverá alteração dos dados relativo ao documento exceto casos de responsabilidade do corpo editorial da revista. Isso inclui alteração da autoria ou inclusão de novos autores no artigo.

Diretrizes para Autores

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às orientações estabelecidas neste documento. Caso contrário, será devolvido para adequação às diretrizes da revista.

1) A Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI) só aceita a publicação de artigos originais que não tenham sido publicados anteriormente em outros periódicos científicos ou em forma de livro. Artigos apresentados em eventos científicos podem ser apresentados para apreciação editorial, desde que informado devidamente à editoria no processo eletrônico de submissão. Todos os artigos enviados passam por checagem de plágio via software específico.

2) A RPPI adota as normas de publicação da APA: "Publication Manual of the American Psychological Association (6a edição, 2010)". Uma orientação sintética quanto às principais formas de citação e referência bibliográfica e quanto ao estilo e modo de organização do manuscrito podem ser encontradas em http://biblioteca.fecap.br/wp-content/uploads/2012/08/Manual-APA-2.ed_3.pdf.

3) Os documentos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word (extensões .doc, .docx ou .rtf) e não deve exceder o número máximo de palavras indicado para cada  categoria, conforme descrito em "Políticas da Seção" (incluindo Resumo, Abstract, Figuras, Tabelas, Anexos e Referências, além do corpo do texto). Lembramos aqui os limites de palavras para cada tipo de publicação: Artigos (até 8.000 palavras), Resenhas de livros (até 2.500 palavras) e Notas de Pesquisa (até 4.000 palavras).

4) É fundamental que o material não contenha qualquer forma de identificação da autoria, o que inclui referência a trabalhos anteriores do(s) autor(es), menção a instituições a que estejam vinculados, bem como informações contidas nos campos das propriedades do documento. 
Os autores que tiverem suas submissões aceitas para publicação terão oportunidade, durante a revisão final, de incluir dados necessários. Estabelecemos o limite de 4 autores por manuscrito submetido. A possibilidade de 5 autores será avaliada pela equipe editorial da revista. 

5) Os metadados da submissão devem ser preenchidos de forma correta e completa. Os metadados contém as informações necessárias para a publicação do artigo. Uma vez publicado o artigo não haverá alteração dos dados relativo ao documento exceto casos de responsabilidade do corpo editorial da revista. Isso inclui alteração da autoria ou inclusão de novos autores no artigo. 

6) Os textos originais deverão ser submetidos via internet mediante cadastro do autor no sítio da revista: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rppi/ 

7) Quando do cadastro, por gentileza preencham todos os dados do formulário conforme solicitado com a melhor precisão possível, especialmente a parte "metadados". Isso facilita a busca do seu artigo pelos indexadores e sistema de busca da revista. Vide item 5 que versa a respeito da relevância dos metadados e do correto preenchimento dos dados dos autores no sistema da revista.

1) Diretrizes de formatação 

A. O manuscrito, sendo um artigo, ao todo não deve passar de 8.000 palavras, desde o Resumo até as Referências, incluindo as Tabelas, Figuras e Anexos, em formato A4, devendo ser paginado desde o Resumo, que receberá número de página 1.

B. Fonte: Liberation Serif ou Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo referências, notas , tabelas, etc. 

C. Margens: 3cm superior / 2cm laterais. 

D. Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc. 

E. Alinhamento: justificado 

F. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,5cm 

G. Numeração das páginas: no canto superior direito. 

H. Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado. 

 

2) Elementos do manuscrito 

Os elementos do manuscrito devem ser apresentados na seguinte ordem: Folha de rosto com título e sem identificação, Resumo e Abstract. O corpo do texto inicia na segunda página e ali continuam as Notas de Rodapé, Referências, Anexos, Tabelas e Figuras.

A. Folha de rosto sem identificação: Título original e título compatível em inglês. Sem identificação de autoria; Resumos em português e inglês: Parágrafos com no máximo 200 palavras com o título Resumo escrito na primeira linha abaixo do cabeçalho. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). O resumo em inglês (Abstract) deve ser fiel ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, a tradução deve preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical inglês. O Abstract deve ser seguido das keywords (versão em inglês das palavras-chave). Sugere-se utilizar palavras-chave derivadas da terminologia em Psicologia da BVSPsi ou Thesaurus do Psycinfo. No caso de submissão de resenhas de livros e notas de pesquisa o resumo não é necessário. 

B. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página. Seus títulos devem estar justificados à esquerda, ter somente a primeira letra maiúscula e numerado (por exemplo, '1. Método e discussão', em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em itálico, ter a primeira letra maiúscula e ser numerado subsequentemente (por exemplo, os subtítulos da subseção '1.2. Técnicas de Pesquisa' ). Títulos e subtítulos não devem ser acompanhados de ponto final. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos numerados subsequentemente (exemplo: 1, 1.1, 1.1.1).

As palavras FiguraTabelaAnexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas, pois no processo de diagramação a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem as denominações Quadros ou Gráficos. Todas as tabelas devem ser feitas no Word.

SublinhadosItálicos e Negritos: Use itálico para palavras ou expressões que  constituam "estrangeirismos", como self, locus, etc. e sublinhado para outras palavras que deseje grifar. Reserve negritos para os títulos. 

Dê sempre crédito aos autores. Todos os nomes de autores/instituições cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências ou em Notas, se não foram publicados. 

C. Notas:Devem ser indicadas no texto por algarismos sobrescritos e apresentadas imediatamente após o Corpo do texto.  

D. Referências: Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras mencionadas no texto devem aparecer nesta seção
Não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA e formatação indicada nos exemplos abaixo. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.

E. Anexos: Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um. 

F. Tabelas: Devem ser elaboradas no Microsoft Word ou LibreOffice Documento de Texto. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas. 

G. Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG e apresentadas em uma nova página. Não devem exceder  15 cm de largura por 20cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura. Digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.

ARTIGOS

Esta seção se dedica à publicação de artigos originais, com até 8.000 palavras, com foco em debates atuais ou históricos acerca de Políticas Públicas e Gestão Internacional, sejam elas no âmbito doméstico, internacional ou no campo da cooperação bilateral ou multilateral. São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. 

NOTAS DE PESQUISA

Esta seção se destina a divulgação de notas de pesquisa, trabalhos em andamento com resultados preliminares mas ainda inconclusos. Trata-se de um texto mais enxuto, até 4.000 palavras, cujo objetivo central é a divulgação de resultados inconclusos, desenhos de pesquisa, problemáticas relevantes para a área, apontamentos sobre a agenda de pesquisa na área, apreciação de um método, suas abordagens e tratamento do material, entre outras formas semelhantes.

RESENHAS

Esta seção se dedica a publicação de resenhas na área de Políticas Públicas e Gestão Pública de cunho doméstico e internacional. O limite do texto é de 2.500 palavras. São aceitas resenhas sobre livros na área de escopa da revista, sendo a restrição temporal a critério dos editores. Espera-se que a resenha possa estabelecer um diálogo entre a obra analisada e a literatura pertinente.

DOSSIÊS

Esta seção se dedica a publicação de séries de artigos com temáticas específicas, conforme chamada de artigos ad hoc para números especiais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.