Avaliação Axiológica do Programa de Transporte Urbano do Distrito Federal

Explorando o público da acessibilidade

Autores

  • Camilla Alves
  • Rosana Boullosa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.53442

Palavras-chave:

avaliação de políticas públicas, acessibilidade, problema público

Resumo

Este artigo problematiza de forma avaliativa a acessibilidade como uma dimensão importante da mobilidade urbana, considerando-a como um problema público (Dewey, 1927; Blumer, 1971), a partir do estudo de caso da sua qualidade para pessoas com deficiência (PCD) física, no âmbito do Programa de Transporte Urbano do Distrito Federal (PTU-DF), no que concerne os modais rodoviário e metroviário. Do ponto de vista do método, tratou-se de uma avaliação de tipo axiológica (Fischer, 2016; Boullosa, 2017; 2019), por ter buscado revelar a matriz de valores implicada no processo de provisão e uso de tais serviços. Foram utilizados análise de contexto, entrevistas semi-estruturadas e estruturadas (tipo questionário), cujos achados foram tratados a partir da análise de similitude (com o auxílio do software IramuteQ) e estatística descritiva. Como resultado ou síntese avaliativa, observou-se uma alta incongruência e desacordos entre os valores presentes nas percepções dos diferentes atores, o qual parece estar fortemente relacionado ao modelo de gestão por transversalidade não coordenada da acessibilidade para pessoas com deficiência de tipo física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Alves

Graduada em Gestão de Políticas Públicas (2018) pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processos de Inovação em Políticas Públicas e Gestão Social. Ganhadora do terceiro lugar no Prêmio Lice, realizado no XVI Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas. E-mail: camilla.moura.alves@gmail.com

Rosana Boullosa, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas (DGPP) da Universidade de Brasília (UnB), bolsista de produtividade DT do CNPq e coordenadora nacional da Escola Livre em Gestão Social. Doutora em Políticas Públicas (2006) pela Università IUAV di Venezia, em Veneza-Itália, com pós-doutorado (2014-2015) em sociologia pragmática junto ao Centre d'Étude des Mouvements Sociaux (CEMS) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França. E-mail: zanzanzan@gmail.com.

Publicado

2020-06-20