'Qual é a dessa mulher?' Desafios, conquistas e empoderamento da mulher na política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n2.66027

Palavras-chave:

mulher, política, desafios, conquistas, empowerment

Resumo

A política é uma das áreas em que se evidencia a marcante sub-representação feminina. Portanto, este artigo tem como objetivo analisar os principais desafios e conquistas de mulheres na política sob a ótica da teoria de empowerment individual e social. A metodologia segue análise de conteúdo das transcrições de entrevistas semiestruturadas com mulheres eleitas e atuantes na política brasileira. Os resultados revelam desafios que permeiam suas experiências na trajetória política, desde a intenção de se inserir nesse ambiente até a sua atuação como eleita. Apesar dos desafios, foi possível verificar as conquistas expressas na forma como as causas defendidas pelas mulheres eleitas passam a ser percebidas e respeitadas, nas mudanças promovidas quanto à utilização dos recursos públicos e nas pequenas transformações no tratamento que elas recebem no ambiente político. Ressalta-se a importância de investigações que discutam e evidenciam a participação feminina em todos os tipos de organizações, especialmente as públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Fernandes , Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Membro do grupo de pesquisa: Dimensão Humana nas Organizações. Áreas de interesse: estudos organizacionais, administração pública, estratégia, cultura organizacional, identidade, questões femininas, emoções e poder nas organizações.

Mariane Lemos Lourenço , Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professora Titular da Universidade Federal do Paraná (Brasil) no Departamento de Gestão e Programa de Pós-Graduação em Gestão - Estratégia e Organizações. Membro do EGOS - European Group for Organizational Studies. Áreas de interesse: comportamento organizacional, pesquisa, emoções.

Mara Rosalia Ribeiro Silva , Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Membro do grupo de pesquisa: Dimensão Humana nas Organizações. Áreas de interesse: metodologias qualitativas, questões e emoções femininas nas organizações.

Lady Day Pereira de Souza, Instituto Federal de Rondônia

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Políticas Públicas e Sustentabilidade pela Uninter. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação a Distância pelo Claretiano. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED). Membro do conselho consultivo da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas (ANEPCP). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Samantha Frohlich, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Membro do grupo de pesquisa: Dimensão Humana nas Organizações. Áreas de interesse: cultura organizacional, identidade, emoções, liderança e mulheres no mercado de trabalho.

Publicado

2023-11-06