Estratégias de Posicionamento e Características Comportamentais Empreendedoras: um Estudo de Caso de uma Empresa do Segmento de Comércio Varejista de Eletrodomésticos no Interior de MG

Autores

  • Fabiane Aparecida Santos Clemente
  • Paulo Magno de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i1-13469

Resumo

Esta pesquisa examina as características comportamentais empreendedoras de um empreendedor por meio de um estudo de caso em uma empresa do comércio varejista de eletrodomésticos, relacionando-as qualitativamente com as estratégias de posicionamento adotadas por ele frente às grandes concorrentes. O ato de empreender é algo arrojado, pois impõe ao empreendedor um cotidiano composto pela incerteza de cenários econômicos, políticos e sociais. Esse fenômeno, com toda imprevisibilidade que lhe é peculiar, é fundamental para o crescimento econômico de qualquer nação, pois sustenta um celeiro de novas tecnologias, práticas e conceitos quanto a produtos e serviços. O método adotado foi um estudo de caso de cunho qualitativo, adotando o questionário, observação e entrevista como instrumentos de coleta, priorizando a análise de conteúdo como análise de dados. O estudo pautou em três vertentes teóricas: David McClelland com as características comportamentais empreendedoras; a Escola Empreendedora da Administração Estratégica (EEAE) de Mintzberg, Lampel e Ahlstrand (2010); e os conceitos de tipos estratégias de posicionamento. As características comportamentais empreendedoras (CCEs) que se destacaram no empreendedor foram: comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; busca de informações e independência e autoconfiança, com ações de estratégia de posicionamento por concorrente.

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Publicado

2013-08-09

Como Citar

Clemente, F. A. S., & Almeida, P. M. de. (2013). Estratégias de Posicionamento e Características Comportamentais Empreendedoras: um Estudo de Caso de uma Empresa do Segmento de Comércio Varejista de Eletrodomésticos no Interior de MG. Teoria E Prática Em Administração, 3(1), 121–151. https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i1-13469

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)