Adoção do Programa Seis Sigma em um Fornecedor Automotivo: Análise de Fatores Relevantes na Implementação
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-14153Resumo
Desde o desenvolvimento do conceito de Seis Sigma pela Motorola nos anos 1980, as constantes mudanças tornaram o mercado cada vez mais competitivo e exigente, principalmente no setor automotivo. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar resultados referentes a um estudo de caso da adoção do programa Seis Sigma em um fornecedor automotivo no estado de São Paulo. O trabalho busca identificar características sobre o uso do Seis Sigma, tais como implementação, ferramentas aplicadas, seleção de projetos, capacitação envolvida e resultados obtidos com os projetos, além de verificar se os fatores críticos para o sucesso do programa citados na teoria condizem com a realidade da empresa. Como conclusão principal, o estudo indica que a empresa contou, ao longo da implantação, com diversos fatores em conformidade com a teoria, com grande foco no quesito de treinamento dos colaboradores. Esse foco pode ser considerado como um dos principais fatores do sucesso do programa na organização estudada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-07
Como Citar
Rosa, C. A., & Cauchick Miguel, P. A. (2013). Adoção do Programa Seis Sigma em um Fornecedor Automotivo: Análise de Fatores Relevantes na Implementação. Teoria E Prática Em Administração, 2(2), 151–173. https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-14153
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)