Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos

Autores

  • Stephanie Ingrid Souza Barboza MEQAD/PPGA/UFPB
  • Diana Lúcia Teixeira de Carvalho MEQAD/PPGA/UFPB
  • João Batista Soares Neto MEQAD/PPGA/UFPB
  • Francisco José da Costa MEQAD/PPGA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i2-15413

Resumo

O objetivo do artigo é analisar potenciais efeitos do número pontos de escalas de verificação sobre os resultados de medidas descritivas e sobre propriedades psicométricas de escalas de múltiplos itens. A revisão teórica sobre os tópicos do estudo embasou os procedimentos de campo, realizado por meio de 3 questionários estruturados para medir, junto a estudantes de administração, os construtos reputação de curso e identificação com a profissão. As métricas foram adaptadas para escalas de 5 (1 a 5), 7 (1 a 7) e 11 (0 a 10) pontos. Foi coletada uma amostra de 285 respondentes, e foram aplicados procedimentos de análise de medidas descritivas e análise de confiabilidade. Como resultado, foi verificado que há diferenças estatisticamente significativas, embora pequenas, nas medidas descritivas; do ponto de vista das propriedades psicométricas, não houve influência significativa. A conclusão central é de que o uso de escalas com qualquer número de pontos pode gerar bons resultados para pesquisas, ficando por conta do pesquisador a decisão de uso de acordo com as necessidades do estudo e das características da amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Ingrid Souza Barboza, MEQAD/PPGA/UFPB

Universidade Federal da Paraíba - Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graudação em Administração; Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia da Paraíba - IFPB - Professora.

Diana Lúcia Teixeira de Carvalho, MEQAD/PPGA/UFPB

Graduação em Publicidade e Propaganda no Instituto de Educação Superior da Paraíba; Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.

João Batista Soares Neto, MEQAD/PPGA/UFPB

UFPB - Professor (Dedicação Exclusiva).

Francisco José da Costa, MEQAD/PPGA/UFPB

PPGA/UFPB - Professor (dedicação exclusiva)

Downloads

Publicado

2013-12-08

Como Citar

Barboza, S. I. S., Carvalho, D. L. T. de, Neto, J. B. S., & Costa, F. J. da. (2013). Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos. Teoria E Prática Em Administração, 3(2), 99–120. https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i2-15413

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)