Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i2-15442Resumo
Os setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades.Downloads
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Publicado
2013-12-07
Como Citar
Kubota, F. I., Ferenhof, H. A., Ferreira, M. G. G., Forcellini, F. A., & Cauchick Miguel, P. A. (2013). Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica. Teoria E Prática Em Administração, 3(2), 44–69. https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i2-15442
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)