Uma Análise da Percepção do Tempo: um estudo de caso com vigilantes

Autores

  • Kely C M Paiva UFMG
  • Adriana Dorado Torres Faculdade Novos Horizontes. Faculdades Integradas Pitágoras.
  • Michelle Regina Santana Dutra Faculdade Novos Horizontes.
  • Talita Ribeiro Luz Faculdade Novos Horizontes.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-15850

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar percepções do tempo por parte de vigilantes, à luz das categorias apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), quais seja: policronia, velocidade, pontualidade, profundidade e arrastamento. Tais vigilantes trabalham em uma empresa de terceirização de serviços de vigilância privada de Belo Horizonte (MG). O referencial teórico abordou as seguintes temáticas: tempo e serviço de vigilância privada. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa realizada foi caracterizada como de campo, descritiva e essencialmente quantitativa, tendo-se aplicado a Escala de Percepção Temporal – EPT (Paiva et al, 2013), que inclui as categorias do modelo teórico escolhido. Foram coletados 101 questionários devidamente respondidos, cujos dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva. Os dados demográficos indicam maioria de respondentes do sexo masculino, com baixas escolaridade e renda, cor de pele parda e heterossexuais. Quanto às suas relações com o tempo, eles adotam comportamentos policrônicos e acelerados, tendo em vista as diversas demandas e responsabilidades às quais estão submetidos. Os vigilantes também demonstraram pontualidade no cumprimento de metas, horários e treinamentos obrigatórios. Não foi notada uma preferência significativa quanto à profundidade temporal; no entanto, a grande maioria parece atrelada ao futuro. Após a análise dos três processos de arrastamento, ou seja, de submissão do tempo pessoal ao de terceiros, notou-se que os vigilantes são fortemente arrastados e com maior relevância à subdimensão ‘liderança’ (agem antes do ritmo mais forte, que a eles se impõe). Devido às limitações do estudo, sugere-se a realização de novas pesquisas com outras categorias profissionais e reunindo outras temáticas ao tempo, tais como: identidade, burnout, valores e comprometimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely C M Paiva, UFMG

Doutora em Administração (UFMG)

Adriana Dorado Torres, Faculdade Novos Horizontes. Faculdades Integradas Pitágoras.

Mestranda em Administração. Bacharel em Direito.

Michelle Regina Santana Dutra, Faculdade Novos Horizontes.

Mestranda e bacharel em Administração.

Talita Ribeiro Luz, Faculdade Novos Horizontes.

Doutora e mestre em Administração. Especialista em Administração Pública. Graduada em Administração Pública e em Sociologia e Política.

Downloads

Publicado

2014-05-17

Como Citar

Paiva, K. C. M., Torres, A. D., Dutra, M. R. S., & Luz, T. R. (2014). Uma Análise da Percepção do Tempo: um estudo de caso com vigilantes. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 1–21. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-15850

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)