Contornando o Estigma: uma análise dos estúdios de tatuagens em Belo Horizonte

Autores

  • Alexsandra Nascimento da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-16375

Resumo

As pequenas empresas são vitais para a economia, contribuindo para o PIB e geração de empregos. Contudo, observa-se uma alta taxa de mortalidade nestes empreendimentos, revelando incipiências nos seus processos de gestão, que reproduzem, em menor escala, os modelos de grandes corporações industriais capitalistas dos países desenvolvidos. A abordagem da estratégia como prática social é mais adequada para compreender a dinâmica das pequenas empresas, pois considera as rotinas do negócio e admite que existem outras racionalidades interferindo nos seus processos. Neste artigo procurou-se compreender as estratégias de estúdios de tatuagens de Belo Horizonte, negócios com a particularidade do seu serviço ser considerado como estigma social. Foi realizado um estudo multicasos, baseado principalmente em entrevistas com tatuadores e tatuados, material que foi trabalhado por meio da análise do discurso. Os principais resultados revelam que as estratégias desse negócio estão atreladas a uma tentativa de ressignificação da tatuagem para que, com a modificação da imagem, de marginal para obra de arte, seja possível contornar o estigma social incutido nas marcações corporais e, assim, manter o negócio economicamente viável.

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Biografia do Autor

Alexsandra Nascimento da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharelanda em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2014-05-24

Como Citar

da Silva, A. N., & Saraiva, L. A. S. (2014). Contornando o Estigma: uma análise dos estúdios de tatuagens em Belo Horizonte. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 123–155. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-16375

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)