Metodologias de Análise de Imagem no Marketing: um estudo bibliométrico dos anais do EnANPAD
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17434Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar como as imagens têm sido utilizadas, de fato, nas pesquisas de marketing publicadas nos anais do EnANPAD, entre 2006 e 2011. O estudo, exploratório e bibliométrico, buscou verificar as áreas do campo do marketing em que as imagens são mais empregadas, os tipos de métodos e que tipos de imagens têm sido mais usados. Destaca-se que os estudos de imagem costumam avaliar as associações negativas e positivas que públicos organizacionais fazem dos símbolos que representam as organizações, mas poucos artigos utilizam imagens como fonte de informação de estudo. Notou-se que há poucas metodologias de interpretação de imagens direcionadas ao pesquisador de marketing. Percebeu-se que os métodos existentes são muito incipientes e que as pesquisas de marketing praticamente não utilizam imagens como fonte de informação, o que pode ser reflexo de um desconhecimento ou preconceito dos pesquisadores do campo sobre esses métodos. Salienta-se que as metodologias de análises visuais podem ser ótima fonte de informação para as pesquisas de marketing e possibilitam captar nuances que as metodologias tradicionalmente utilizadas, como surveys e grupos de foco, não possibilitam. Elas podem também ser úteis aos diversos campos da mercadologia, como comportamento do consumidor, estudo de marcas e comunicação de marketing. Propõe-se ao final uma maior abertura a metodologias dessa natureza.Downloads
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Publicado
2014-05-24
Como Citar
Andrade, M. A. M. de, Joaquim, N. de F., & Gosling, M. (2014). Metodologias de Análise de Imagem no Marketing: um estudo bibliométrico dos anais do EnANPAD. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 180–200. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17434
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)