Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação

Autores

  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Milka Correia Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Nildo Ferreira Cassundé Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17767

Resumo

A literatura sugere que a prática da pesquisa de satisfação do consumidor tem se tornado uma ação importante para as empresas pois pode fornecer à organização informações necessárias para tomada de decisão futura mais consistentes quanto à comercialização e ao marketing. Nesse sentido, é comum encontrar em muitas lojas de alimentação instrumento que se propõe a avaliar a satisfação do consumidor. Este artigo busca analisar os instrumentos utilizados por tais lojas do ponto de vista da metodologia científica, ou seja, procura-se saber se os instrumentos estão elaborados de acordo com o que preconiza a metodologia científica e se eles realmente são capazes de mensurar a satisfação dos consumidores. Assim, para viabilizar o estudo, os instrumentos foram coletados em uma praça de alimentação de um grande centro de compras da Região Metropolitana do Recife e a análise de cada instrumento seguiu um quadro de categorias para análise dos instrumentos de medida de satisfação do consumidor elaborado a partir do que é discutido em Oliveira e Moraes (1994), Babbie (1999), Gil (1999), Richardson (1999), Malhotra (2001), Vergara (2009) e Vieira (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado em Administração PROPAD/UFPE (2004). É aluna no Doutorado em Administração no programa DINTER-UNIVASF/PROPAD. Atualmente é professora do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. Interesses de pesquisa: competências docentes para EAD, integração do e-learning em contextos organizacionais, ensino e pesquisa em Administração.

Milka Correia Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Atualmente é docente no colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e doutoranda do Propad/UFPE . Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, gestão de pessoas, gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão da saúde.

Nildo Ferreira Cassundé Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheiro Civil (UPE/POLI, 2001), especialista em Finanças Corporativas (UFPE/MBA, 2004) e mestre em Economia (UFPE, 2006). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) vinculado ao colegiado de Engenharia de Produção e doutorando do Propad/UFPE.

Downloads

Publicado

2014-05-24

Como Citar

Cassundé, F. R., Barbosa, M. C., & Cassundé Junior, N. F. (2014). Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 104–122. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17767

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)