Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18073Resumo
Este artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-16
Como Citar
Costa, F. J. da, Machado, M. A. V., & Lima Noeto, E. A. (2014). Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade. Teoria E Prática Em Administração, 4(2), 28–48. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18073
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)