“Minha Casa, meu Trabalho...”: Trabalho Domiciliar na Indústria de Confecções de Goiás

Autores

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Luiz Alex Silva Saraiva FACE/CEPEAD/UFMB

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-19096

Resumo

Este trabalho tem, por objetivo, compreender as configurações do trabalho domiciliar na cidade de Jaraguá/GO (importante pólo produtor nacional de confecções). Em uma pesquisa qualitativa, foram realizadas 15 entrevistas semi-estruturadas no período de abril a setembro de 2012, material tratado por meio da análise do discurso. Os dados da pesquisa sugerem uma extensa rede de subcontratação de pequenas “facções” que exercem atividades (informais) de costura e acabamento para várias empresas do país. Pôde-se constatar, ainda, um quadro de precariedade com baixos salários, insalubridade, longas jornadas, bem como ausência de direitos sociais, o que revela uma dinâmica contraditória de acumulação e riqueza por parte das empresas contratantes, e de empobrecimento e precarização no que tange ao processo produtivo que sustenta tais organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Enoque, A. G., Borges, A. F., & Saraiva, L. A. S. (2015). “Minha Casa, meu Trabalho.”: Trabalho Domiciliar na Indústria de Confecções de Goiás. Teoria E Prática Em Administração, 5(1), 130–158. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-19096

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)