Comunicação Persuasiva na Internet por meio do YouTube: É Possível Aumentar a Preocupação Ambiental e o Envolvimento do Consumidor com a Sustentabilidade?

  • Ernandes Rodrigues do Nascimento Faculdade Joaquim Nabuco
  • Marconi Freitas-da-Costa Doutorando em Administração na USP.
  • Karla Karina de Oliveira Mestranda em Administração na UFPE

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a relação existente entre a comunicação persuasiva e o envolvimento do consumidor com a sustentabilidade. Foi realizado um quase-experimento para mensurar a relação entre a comunicação persuasiva e a preocupação ambiental e o envolvimento do consumidor com a sustentabilidade. Identificou-se que os consumidores participantes da pesquisa possuíam preocupação ambiental e estavam envolvidos com o consumo sustentável. Contudo, as hipóteses não foram confirmadas, ou seja, a comunicação persuasiva apresentada em um vídeo no YouTube não apresentou relação significativa com a preocupação ambiental, da mesma forma com o envolvimento do consumidor com a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Faculdade Joaquim Nabuco
Coordenador do Curso de Administração
Marconi Freitas-da-Costa, Doutorando em Administração na USP.
Professor da Universidade Federal de Pernambuco Mestre em Administração
Karla Karina de Oliveira, Mestranda em Administração na UFPE
Professora de Marketing na Estácio.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
do Nascimento, E. R., Freitas-da-Costa, M., & de Oliveira, K. K. (2015). Comunicação Persuasiva na Internet por meio do YouTube: É Possível Aumentar a Preocupação Ambiental e o Envolvimento do Consumidor com a Sustentabilidade?. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 5(1), 1-24. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-20254
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)