Influência dos Incentivos à Qualificação dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal de São João Del Rei

  • Luciana Gonçalves Ferreira UFSJ
  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC
  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira PUC MINAS
  • Marcelo Lemos de Medeiros IBMEC

Resumo

O objetivo da pesquisa consistiu em investigar a influência que os incentivos à qualificação instituídos pela Lei n. 11.091/2005 exercem sobre a motivação dos servidores técnico-administrativos (TAs) à qualificação. Valendo-se de metodologia quantitativa, utilizou-se questionário a partir do modelo de avaliação de estímulo com a escala Likert, aplicados a 141 TAs de uma Universidade. Os resultados apontam relações entre os fatores de estímulo a partir da identificação de cinco construtos: progressão na carreira, ambiente externo, qualificação, satisfação pessoal, e ambiente acadêmico. O estudo demonstrou que o construto “progressão na carreira” predominou na motivação dos TAs em cursarem a qualificação. De acordo com a análise estatística, os fatores de estímulo: conhecimentos para melhorar o trabalho, atual cenário do mercado de trabalho e percentual financeiro do incentivo à qualificação formaram os fatores que mais motivaram os TAs a cursarem a qualificação. Porém, as conclusões sugerem que o incentivo financeiro só representa ser um fator de estímulo para a qualificação se associado a outros estímulos.

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Ferreira, UFSJ
UFSJ
Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC
Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração.
Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, PUC MINAS
PUC MINAS
Marcelo Lemos de Medeiros, IBMEC
IBMEC
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Ferreira, L. G., Ziviani, F., Oliveira, J. L. R. de, & Medeiros, M. L. de. (2015). Influência dos Incentivos à Qualificação dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal de São João Del Rei. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 5(1), 183-203. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-20481
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)