‘Afinal, Você Também Trabalha?’ Reflexões Sobre o 'Não Trabalho' no Ambiente da Pós-Graduação em Administração

Autores

  • Josiel Lopes Valadares Universidade Federal de Lavras
  • Alex dos Santos Macedo Universidade Federal de Lavras
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Lavras
  • Flávia Luciana Naves Mafra Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-20817

Resumo

Neste ensaio refletimos sobre a centralidade e as problemáticas do trabalho (não trabalho) no ambiente de pós-graduação em Administração por meio da categoria teórica subjetividade coletiva. O locus de análise é o contexto da pós-graduação stricto sensu em Administração. Este ensaio foi impulsionado pelas discussões sobre o produtivismo acadêmico e seus impactos na vida humana associada dos pós-graduandos - que observamos e vivenciamos. Destacamos as relações construídas mediante subjetividades, bem como, as esperanças de fuga da proletarização acadêmica advindas da reflexividade diante das demandas e exigências da pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiel Lopes Valadares, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação (2011) e mestrado (2013) em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua também como professor substituto no Departamento de Administração e Economia (DAE) na área de Administração Pública Gerencial no Bacharelado em Administração Pública na UFLA. Atua em projetos de pesquisa relacionado à administração pública com enfoque para as articulações entre o empreendedorismo, políticas públicas e gestão pública. Coordena o projeto de Extensão apoiado pela PROEC/UFLA Gestão Pública e Cidadania: a inclusão de pessoas com deficiência na esfera pública no município de Lavras. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais. É revisor dos periódicos APGS, Revista de Administração da UFSM e de eventos como o SEMEAD, ENAPEGS, SINAD/UFLA e outros. Participa do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social NEAPEGS, UFLA. É membro da comissão organizadora e científica do VI SINAD, 2014 e V EMAPEGS, 2015.

Alex dos Santos Macedo, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Participa do Grupo de Pesquisa e Extensão Gênero, Diversidade em Movimento (GEDIM). Atua em projetos de pesquisa relacionados ao cooperativismo, estudando temas como participação e autogestão. Atuou na Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo, exercendo a atividades de Consultor de Ramos, atendendo as Cooperativas dos Segmentos de Transportes, Educacional, Trabalho e Produção. Foi também professor no Programa Formação de Jovens Lideranças Cooperativas - FOJOLICO.

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação (2012) pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. É mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Participa do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS). Atua em projetos de pesquisa relacionados a Gestão Social, Administração Pública e Estudos Organizacionais. É membro da comissão organizadora e científica do V EMAPEGS - 2015.

Flávia Luciana Naves Mafra, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração (1994), tem mestrado em Administração com ênfase em desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras (1997) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras. Trabalha e tem interesse em pesquisas na interface entre administração, ciências sociais, políticas públicas e sociedade e processos de desenvolvimento. É coordenadora do Laboratório de Estudos Transdisciplinares - LETRA, membro do NEORGS e pesquisadora do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2015-01-21

Como Citar

Valadares, J. L., Macedo, A. dos S., Alcântara, V. de C., & Mafra, F. L. N. (2015). ‘Afinal, Você Também Trabalha?’ Reflexões Sobre o ’Não Trabalho’ no Ambiente da Pós-Graduação em Administração. Teoria E Prática Em Administração, 4(2), 206–233. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-20817

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)