“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração

  • Felipe Gouvêa Pena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aline Rosa Lima Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana Oliveira Braga Centro Universitário Newton Paiva
  • Maria Eugênia Monteiro Castanheira Centro Universitário Newton Paiva

Resumo

Por meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Pena, F. G., Ferreira, A. R. L., Braga, J. O., & Castanheira, M. E. M. (2015). “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 5(1), 204-238. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-22591
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)