Padronização de Processos e Rotinas no Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento

  • Daniele Medianeira Rizzetti Administradora na Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Estivalete Cunha Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Professor Adjunto Nível 3 na Universidade Federal de Santa Maria
  • Andreia Lucila da Costa Schlosser Assistente em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A necessidade de maior eficiência administrativa no setor público faz com que a sociedade exija cada vez mais de seus gestores e com isso, desperte a utilização da padronização de processos por meio do mapeamento dos mesmos. Possibilitando assim, maior compreensão em como produtos e serviços são criados e proporcionando melhorias na qualidade do trabalho desenvolvido. O presente estudo objetivou propor um manual de padronização de processos e rotinas no Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento de uma Instituição Federal de Ensino Superior Brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando como método o estudo de caso. O desenvolvimento deste estudo trouxe muitas contribuições, tanto para o meio acadêmico, com reflexões e sugestões para pesquisas futuras, quanto para a Instituição, fornecendo um instrumento – o Manual – que pode possibilitar a eliminação de atividades desnecessárias e facilitar o treinamento e a disseminação de conhecimento aos novos servidores, atuando como um guia prático.

Biografia do Autor

Daniele Medianeira Rizzetti, Administradora na Universidade Federal de Santa Maria
Mestra em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - 2014, especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Internacional - Fatec Internacional - 2012, graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - 2004. Possui experiência na área de Administração, principalmente em Recursos Humanos, e já atuou em atividades que envolveram os seguintes temas: administração, gerência, coordenação, recrutamento, seleção e treinamento. Atualmente é Administradora no Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento - NUCOMP, da Coordenadoria do Sistema de Pagamentos - CPAG, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP, da Universidade Federal de Santa Maria UFSM.
Daniele Estivalete Cunha, Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pela UFSM na área de Sistemas, Estruturas e Pessoas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional da UFSM.
Gilnei Luiz de Moura, Professor Adjunto Nível 3 na Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto Nível 3 da Universidade Federal de Santa Maria, pertencente ao quadro docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM, Colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais, Membro da Comissão Editoral da Revista RAI: Revista de Administração e Inovação, Membro da Comissão Editorial da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR, International Editorial Review Board of the International Journal of Management Science and Information Technology (IJMSIT), e Reviewer of International Journal of Management Science and Information Technology (TECHNOVATION). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e em Gestão Universitária. Líder do grupo de pesquisa: Mutare: Grupo de Pesquisa em Processos Organizacionais, Mudança, Inovação & Planejamento. Áreas de pesquisa principais: mudanças estratégicas, estrutura e processos organizacionais, estratégia e planejamento corporativos, tomada de decisão, gestão de inovação e P&D, e planejamento e gestão pública.
Andreia Lucila da Costa Schlosser, Assistente em Administração na Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano (2002). MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FACINTER (2009) - Especialização. Mestra em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2012 a 2014). Funcionária Pública da Universidade Federal de Santa Maria. Tutora Presencial do Curso de Especialização em Gestão Pública do Polo de Faxinal do Soturno - UAB (abril a agosto de 2011). Tutora à Distância do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal - UAB. Tutora à Distância do Curso de Especialização em Gestão Pública - UAB (2012 a 2014).
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Rizzetti, D. M., Cunha, D. E., Moura, G. L. de, & Schlosser, A. L. da C. (2015). Padronização de Processos e Rotinas no Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento. TPA - Teoria E Prática Em Administração, 5(1), 239-260. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i1-22958
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)