Padronização de Processos e Rotinas no Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento

Daniele Medianeira Rizzetti, Daniele Estivalete Cunha, Gilnei Luiz de Moura, Andreia Lucila da Costa Schlosser

Resumo


A necessidade de maior eficiência administrativa no setor público faz com que a sociedade exija cada vez mais de seus gestores e com isso, desperte a utilização da padronização de processos por meio do mapeamento dos mesmos. Possibilitando assim, maior compreensão em como produtos e serviços são criados e proporcionando melhorias na qualidade do trabalho desenvolvido. O presente estudo objetivou propor um manual de padronização de processos e rotinas no Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento de uma Instituição Federal de Ensino Superior Brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizando como método o estudo de caso. O desenvolvimento deste estudo trouxe muitas contribuições, tanto para o meio acadêmico, com reflexões e sugestões para pesquisas futuras, quanto para a Instituição, fornecendo um instrumento – o Manual – que pode possibilitar a eliminação de atividades desnecessárias e facilitar o treinamento e a disseminação de conhecimento aos novos servidores, atuando como um guia prático.

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DOI: https://doi.org/10.21714/tpa.v5i1.22958



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