Empresa Júnior e Formação Empreendedora de Discentes do Curso de Administração

Autores

  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade Federal do Piauí Universidade de Fortaleza
  • Alexandre Rabêlo Neto Universidade Federal do Piauí - UFPI Universidade de Fortaleza
  • Roseilda Nunes Moreira Faculdade 7 de Setembro Universidade de Fortaleza
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-25026

Resumo

Considerando a abrangência da área de atuação do curso de administração e a importância da prática profissional durante o processo de formação acadêmica, o estudo buscou analisar a contribuição da empresa júnior na formação empreendedora dos discentes de administração. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, a partir de uma abordagem quantitativa survey, nas empresas juniores em atividade na cidade de Teresina- PI. Os resultados da pesquisa demonstraram que a formação empreendedora dos discentes pesquisados pode estar relacionada, de forma significativa, com o desenvolvimento pessoal durante a graduação e com aspectos ligados à liderança e a delegação de responsabilidades. Para driblar as limitações desse estudo, recomenda-se que novas investigações ampliem a amostra e considerem uma abordagem longitudinal, no sentido de apreender o processo formativo favorecido pelas empresas júnior. Considerando a influência que a vivência empreendedora pode suscitar, acredita-se que a investigação elabore um caminho de pesquisa que marca a presença da empresa júnior na formação acadêmica, em especial, na confrontação do empreendedorismo como teoria e como prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí Universidade de Fortaleza

Graduação em administração pela Universidade Federal do Piauí (2003), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2012) e doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2014). Atualmente, professora efetiva do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Floriano.

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI Universidade de Fortaleza

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CAFS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico e Marketing, atuando principalmente nas áreas de comportamento do consumidor, empreendedorismo, estratégia para o mercado de música independente, Marketing cultural.

Roseilda Nunes Moreira, Faculdade 7 de Setembro Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Administração de Empresas (UNIFOR, 2014); Mestre em Administração de Empresas (UNIFOR, 2006); Pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing (FGV, 2000); Graduada em Administração (UFC, 1994).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Psicóloga, Especialista em Saúde Pública Mestre em Administração, Dotoranda em Administração.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Barbosa, F. L. S., Neto, A. R., Moreira, R. N., & Bizarria, F. P. de A. (2016). Empresa Júnior e Formação Empreendedora de Discentes do Curso de Administração. Teoria E Prática Em Administração, 5(2), 167–189. https://doi.org/10.21714/2238-104X2015v5i2-25026

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)